PERCEPTION OF STUDENTS ON THE DEGREE COURSE IN GEOGRAPHY AT UNIMONTES IN RELATION TO THE USE OF DIGITAL TECHNOLOGY IN EDUCATION

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/contegeo.10i.23.17591

Palabras clave:

Geographical Education; Teacher Training; Technology.

Resumen

The objective of this work is to briefly highlight the perception of students of the 6th term of the degree course in Geography, at the university located in the north of Minas Gerais about the use of digital technology in education. For that, the quantitative and qualitative method was used and as methodology: bibliographic review and analysis of data collected in work/field exercise carried out in April 2023, with the application of questionnaires to students. It is considered that most of the interviewees have already made use of technological resources in their classroom experiences. And, in a majority way, they see this use as beneficial for students’ learning, since it tends to contribute to the improvement of this process, stimulating creativity and making teaching more attractive.

 

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Biografía del autor/a

VanessaTamiris Rodrigues Rocha, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Aprovada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) (2022). Graduada em Geografia - licenciatura pela Unimontes (2018-2022). Foi bolsista do Programa Residência Pedagógica - RP/UNIMONTES (2020-2022). Foi bolsista voluntária de Iniciação Científica no Laboratório de Geografia Econômica (2021-2022).

Maria Ines Fernandes dos Santos, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestranda em Geografia na linha de Pesquisa de Produção dos Espaços Urbanos e Rurais pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (2023 - 2025). Graduada em Geografia pela UNIMONTES (2018-2022). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (2018-2020), como também do Programa Residência Pedagógica - RP/UNIMONTES (2020-2022). Foi estagiária universitária no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial/PPGDEE (2021-2022).

Rahyan de Carvalho Alves, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutor e Mestre em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Orientação, Supervisão, Inspeção e Gestão em Administração Escolar. Especialista em Fundamentos e Organização Curricular. Especialista em Psicopedagogia. Especialista em Gestão Ambiental e Biodiversidade com Ênfase em Geografia. MBA em Gestão Pública. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Graduado em Pedagogia pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Têm experiências nas áreas: Geografia Escolar, Formação de Professores e Geografia Cultural. Foi diretor-acadêmico, coordenador de pesquisa, professor e editor de periódicos da Faculdade Prisma. Foi Coordenador-Geral da Extensão e professor das Faculdades Santo Agostinho. É Professor efetivo da UNIMONTES (Geociências) e do Programa de Pós-Graduação, nível mestrado, em Geografia. Membro de grupos de ensino, pesquisa e extensão institucionalizadas na UFMG e na UNIMONTES, desenvolvendo trabalhos nos sub-ramos/áreas da geografia anteriormente mencionados com apoio da CAPES e da FAPEMIG. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas de Ensino de Geografia, Identidades Docentes e Práxis Educacionais - LEGIDEPE, vinculado do diretório do CNPq. Ex-coordenador do Programa de Extensão Biotemas. Membro do Cursinho Popular Darcy Ribeiro. Atuante nas atividades da UAB Unimontes. Professor Orientador do Programa Residência Pedagógica em Geografia (PRP). Membro de conselho editorial e científico de vários periódicos. Docente de Geografia com ampla experiência na educação básica (pública e privada), em cursos pré-vestibulares e técnicos.

Citas

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VÁZQUEZ, A. Philosophy of praxis. Tradução de Luiz Fernando Cardoso. 2. ed, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

Publicado

2025-02-18

Cómo citar

Rodrigues Rocha, V., Fernandes dos Santos, M. I., & de Carvalho Alves, R. (2025). PERCEPTION OF STUDENTS ON THE DEGREE COURSE IN GEOGRAPHY AT UNIMONTES IN RELATION TO THE USE OF DIGITAL TECHNOLOGY IN EDUCATION. Revista Contexto Geográfico, 10(23), e102317591. https://doi.org/10.28998/contegeo.10i.23.17591