ONDE ESCONDEMOS NOSSO RACISMO? REFLEXÕES PARA FOMENTAR O DEBATE ANTIRRACISTA

Auteurs-es

  • Mayra Gonzaga dos Santos Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL
  • Angela Maria Araújo Leite Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL
  • Lucimar Santos de Lima

DOI :

https://doi.org/10.28998/contegeo.9i.19.16685

Mots-clés :

Movimento negro; Branquitude; Descolonização do pensamento; Lei 11.645/08; Educação antirracista.

Résumé

Os movimentos negros e antirracistas sempre foram silenciados e oprimidos. Faz-se necessário trazer à tona essas questões para que a hegemonia da branquitude, que ainda ocupa os lugares de poder, não se utilize delas para criar, dentro da sociedade, invisibilidades e indiferenças. A publicidade é um meio de divulgação que se utiliza de aparatos convidativos a cada público; e, a problemática materializa-se quando determinados grupos são discriminados, tais como, crianças negras, mulheres negras e, de forma mais ampla, o povo negro. Djamila Ribeiro, referência nesta escrita, nos alerta sobre os problemas que impedem o acesso aos lugares de cidadania, que o racismo impõe. Analisa-se, através de revisões bibliográficas e de campanhas publicitarias, pretéritas e contemporâneas, como a sociedade brasileira se constituiu, sob forte influência do racismo. Descolonizar o pensamento está apenas em seu movimento inicial. Dessa forma, o texto reflete sobre o pensamento racista, predominante na sociedade brasileira, e o pensamento antirracista nos espaços intraescolares e extraescolares, possibilitando um exercício que nos permita compreender a importância do nosso papel na produção de uma sociedade antirracista. Contata-se que o racismo estrutural está arraigado na sociedade brasileira, o que torna urgente efetivarmos o funcionamento da Lei 11.645/08 nos espaços escolares, promovendo uma educação antirracista.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Mayra Gonzaga dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

Graduanda em Geografia pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, Campus I, Arapiraca- Alagoas. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2020-2022), atualmente é bolsista do Programa de Residência Pedagógica (2022-2024. Integra o núcleo de estudos interdisciplinares educação e sociedade - NEISE. 

Angela Maria Araújo Leite, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

Professora Titular da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus I, Coordenadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares Sociedade e Educação - NEISE e integra o grupo de pesquisa PEABIRU/UFRGS. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudo Afro-brasileiro - Sociedades Indígenas, Geografia Agrária e Ensino de Geografia. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenadora do projeto Intercultural Indígena de Residência Pedagógica RP/UNEAL

Lucimar Santos de Lima

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Educadora Midiática pelo Instituto da Palavra, atualmente professora do Colégio Santa Úrsula e do Colégio Marista

Références

BRASIL. Lei n° 7.716/89. Dispõe sobre a lei categorizada como racismo, de 05 de janeiro de 1989. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF. Disponível em:< https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7716.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%207.716%2C%20DE%205%20DE%20JANEIRO%20DE%201989.&text=Define%20os%20crimes%20resultantes%20de,de%20ra%C3%A7a%20ou%20de%20cor.&text=Art.%202%C2%BA%20(Vetado).>. Acesso em: 06 de setembro de 2023.

FERNANDES, Viviane Barboza. SOUZA, Maria Cecilia Cortez Christiano de. Identidade Negra entre exclusão e liberdade. Revista do instituto de estudos brasileiros. n° 63. Abr. 2016 (103-120). Disponível em: < https://www.scielo.br/j/rieb/a/Qxn7Fj4Q5d73gGYsQKHyJ4s/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 07 de setembro de 2023.

GONÇALVES, Luiz Alberto de Oliveira. SILVA Petronilha Beatriz Gonçalves. Movimento negro e educação. Set/Out/Nov/Dez 2000 Nº 15. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/rbedu/a/8rz8S3Dxm9ZLBghPZGKtPjv/?format=pdf&lang=pt.>. Acesso em: 27 de agosto de 2023.

HENRIQUES, R. M. Desigualdade Racial no Brasil: evolução das condições de vida na década de 90. Brasília: IPEA, 2001. (Texto para discussão, n. 807). Disponível em:< https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1968>. Acesso em 31 de agosto de 2023.

PASSOS, Joana Célia dos. As desigualdades na escolarização da população negra e a Educação de Jovens e Adultos. EJA EM DEBATE, Florianópolis, vol. 1, n. 1. nov. 2012. Disponível em:< https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/998/pdf>. Acesso em 29 de agosto de 2023.

MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Programa de educação sobre o negro na sociedade brasileira. Tradução. Niterói: EDUFF, 2004. Disponível em: https://biblio.fflch.usp.br/Munanga_K_UmaAbordagemConceitualDasNocoesDeRacaRacismoIdentidadeEEtnia.pdf. Acesso em: 30 out. 2023.

REIS, M. de Oliveira. O pacto narcísico da casa-grande: a representação das mulheres negras a partir de Lélia Gonzalez e Gilberto Freyre. Humanidades em diálogo, v. 9, n. 1, p. 93-101, 2019.

RIBEIRO, Djamila. Quem tem medo do feminismo negro? 1° ed. São Paulo: Companhia das Letras. 2018. Acesso em: 08 de setembro de 2023

______. O que é lugar de fala. Belo Horizonte (MG): Letramento: 2017. Disponível em:< https://www.sindjorce.org.br/wp-content/uploads/2019/10/RIBEIRO-D.-O-que-e-lugar-de-fala.pdf>. Acesso em 10 de setembro de 2023.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. - 4. ed. 2. reimpr. - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. - (Coleção Milton Santos; 1)

SANTOS, Mayra Gonzaga dos. LEITE, Angela Maria Araújo. É SÓ UMA BRINCADEIRA (?) AÇÕES E REAÇÕES RACISTAS NO COTIDIANO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: em busca da descolonização do pensamento. In: Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia (ENPEG). 15 edição. ISBN: 978-85-85369-24-8. 2022.

Téléchargements

Publié-e

2024-07-16

Comment citer

Gonzaga dos Santos, M., Maria Araújo Leite, A., & Santos de Lima, L. . (2024). ONDE ESCONDEMOS NOSSO RACISMO? REFLEXÕES PARA FOMENTAR O DEBATE ANTIRRACISTA. Revista Contexto Geográfico, 9(19), 94–108. https://doi.org/10.28998/contegeo.9i.19.16685