Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O autor/a (bem como coautor/a) possui, no mínimo, título de mestre.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas, especialmente a exclusão da autoria do texto e das informações pessoais do arquivo.

Diretrizes para Autores

Revista Crítica Histórica publica artigos originais e resenhas de autores/as e coautores/as que tenham todos, pelo menos, o título de mestre. 

Tanto artigos quanto resenhas devem ser enviados no formato Word for Windows (.doc ou .docx), com fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento 1,5 e em alinhamento justificado. As margens a serem adotadas são 3 cm na esquerda e na superior e 2 cm na direita e na inferior.

Todos os textos passarão por rigoroso processo de avaliação. Primeiramente, serão encaminhados, sem identificação, para dois pareceristas do Conselho Editorial e/ou do Conselho Consultivo, de acordo com a afinidade temática. Este processo leva em média 12 semanas para retornar resposta ao autor. Quando necessário, recorreremos a pareceristas ad hoc. Caso haja discordância entre os dois, o texto passará pela avaliação de um terceiro parecerista. Se modificações forem necessárias, o Conselho Editorial entrará em contato com o autor, sugerindo as modificações. Após as modificações, os textos serão novamente avaliados pelos pareceristas. Se for recusado por, no mínimo, dois pareceristas, o artigo não estará apto para a publicação. Se for aceito por, pelo menos, dois pareceristas, o artigo estará apto para a publicação. O Conselho Editorial será responsável pela escolha do número da revista em que o texto aprovado será publicado. O tempo decorrido entre a submissão e a publicação do artigo leva, em média, 26 semanas.

 

Artigos (dossiê, fluxo contínuo e ensaio):

  • Os artigos devem ter entre 35 mil e 85 mil caracteres com espaço, incluindo notas de rodapé, legendas, tabelas e referências bibliográficas.
  • Todos devem vir acompanhados de resumo no início (máximo de 1100 caracteres com espaço) e três palavras-chave, em português e em língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês).
  • As referências bibliográficas devem vir em ordem alfabética no final do artigo.
  • Serão aceitos artigos em espanhol acompanhados de resumo e palavras-chave em português.
  • O título deve vir em negrito, fonte tamanho 14 e centralizado, e com letra maiúscula apenas no início (ou se nele houver nomes próprios). Logo abaixo, deve vir o título em língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês), em negrito e com fonte tamanho 12.
  • As informações sobre a autoria (nome completo) e dados da instituição de origem, titulação e agência financiadora, quando for o caso, devem ser preenchidos corretamente durante o cadastro do/a autor/a ou autores/as. 

 

Resenhas

  • São aceitas resenhas de livros lançados e/ou reeditados/traduzidos no Brasil nos últimos cinco (5) anos, além dos clássicos que componham bibliografia importante para a História.
  • As resenhas devem ter entre 8 mil e 15 mil caracteres com espaço.
  • O título deve vir em negrito, fonte tamanho 14, em alinhamento centralizado e com letra maiúscula apenas no início (ou se nele houver nomes próprios).
  • A referência bibliográfica completa da obra resenhada deve vir abaixo do título, em alinhamento justificado.
  • A autoria (nome completo) deve vir logo abaixo da referência bibliográfica da obra resenhada, à direita, em negrito. Em nota de rodapé (asterisco), deve ser colocada a instituição de origem, titulação e agência financiadora, quando for o caso.
  • As resenhas não devem conter notas ou referências bibliográficas no final do texto.

 

Documentação

  • Os textos autorais de apresentação dos documentos devem ter entre 6 mil e 10 mil caracteres com espaço.
  • O título deve vir em negrito, fonte tamanho 14, em alinhamento centralizado e com letra maiúscula apenas no início (ou se nele houver nomes próprios).
  • O referenciamento completo do documento é imprescindível.
  • As transcrições devem seguir as normas técnicas do Arquivo Nacional.

 

Entrevistas

  • As entrevistas devem ter entre 6 mil e 15 mil caracteres com espaço.
  • Devem vir precedidas de breve introdução que contenha dados sobre o(a) entrevistado(a), com informações sobre o currículo, instituição a qual está afiliado, produção científica resumida e formação acadêmica.
  • O título deve vir em negrito, fonte tamanho 14, em alinhamento centralizado e com letra maiúscula apenas no início (ou se nele houver nomes próprios).
  • As perguntas deverão ser grafadas em itálico na totalidade. As respostas não são grafadas.
  • As entrevistas devem conter no mínimo oito perguntas.
  • É imprescindível que o autor envie a autorização digitalizada do(a) entrevistado(a), concordando com a publicação do material.

 

Orientações gerais

  • Os textos não devem conter colunas ou separação de sílabas hifenizadas.
  • Em notas de rodapé, devem constar apenas pequenos textos explicativos e referências a fontes primárias. As notas devem vir em fonte Times New Roman, tamanho 10 e espaçamento simples.
  • A lista de fontes primárias não precisa constar no fim do texto.
  • As referências deverão ser feitas no formato autor/data no corpo do texto. Referências feitas em notas de rodapé também devem seguir esse padrão. Exemplo 1: “Assim, o mundo subterrâneo da cultura popular engoliu aos poucos o mundo sobreterrâneo da cultura das elites.” (CARVALHO, 1987, p. 41). Exemplo 2: Conforme Carvalho (1987, p. 41): Assim, o mundo subterrâneo da cultura popular engoliu aos poucos o mundo sobreterrâneo da cultura das elites."
  • Os subtítulos não devem ser numerados. Devem vir em negrito, à esquerda e fonte tamanho 12.
  • Os numerais até dez devem vir escritos por extenso.

 

Ilustrações

  • Qualquer que seja o tipo de ilustração, esta deve ser precedida de sua palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, quadro, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, de travessão e do respectivo título, em fonte Times New Roman, tamanho 10.
  • Imediatamente após a ilustração, deve-se indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor) conforme as regras de citações.
  • A ilustração deve ser citada no texto, centralizada e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.

 

Tabelas

  • Devem ser citadas no texto, inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem, e padronizadas conforme as Normas de apresentação tabular do IBGE. Deve-se indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), de acordo com as regras de citações.

 

Regras gerais de apresentação das Citações 

  • As citações devem ser indicadas no corpo texto no sistema de chamada autor-data.

 

Citação direta 

  • As citações diretas no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.

Exemplo 1

Canuto (1999, p. 15) afirma que seu trabalho “[...] surgiu de um a paixão incontrolável”.

Exemplo 2

“A representação autobiográfica da infância oscila entre a idade do ouro e o inferno” (Larreta; Giucci, 2007, p. 17).

Exemplo 3

“O Poder Executivo envidará esforços no sentido de antecipar a entrega do plano previsto no caput deste artigo em pelo menos 15 dias” (Brasil, 1999).

Nota: A fonte consultada, neste Exemplo 5, não é paginada.

  • A citação direta, com mais de três linhas, deve ser destacada com recuo padronizado de 4 cm em relação à margem esquerda, com fonte tamanho 10, em espaço simples e sem aspas.

 As supressões, interpolações, acréscimos, comentários, ênfases ou destaques devem ser indicados conforme a seguir. O ponto final deve ser usado para encerrar a frase e não a citação.

  1. Supressões: [...];
  2. Interpolações, acréscimos ou comentários: [  ];
  3. Ênfases ou destaques: negrito.
  • Volume (ex.: v. 1), tomo (: t. 64) e/ou seção, se houver, devem ser indicados precedidos pelo termo que os caracteriza, de forma abreviada, antes da página. Volume e número de publicações periódicas não podem ser indicados.

Exemplo

(Senac, 1979, v. 1, p. 16).

  • Para citações diretas de documentos não paginados, convém que se indique a localização do trecho citado, conforme consta no documento.

Exemplo 1

(Brasil, 1998, cap. V, art. 49, inc. I).

Exemplo 2

(Dongo-Montoya, 2009, local. 264).

Exemplo 3

(Cidade [...], 2002, 9 min 41 s).

  • Para enfatizar trechos da citação direta, deve-se destacá-los com uma das seguintes expressões: grifo nosso ou grifo próprio, como último elemento da chamada da citação. Quando o texto transcrito já tiver destaque, não existe necessidade de informar o grifo.

Exemplo

(Souto, 1916, p. 46, grifo nosso).

  • Ao traduzir trecho de uma obra consultada, deve-se indicar a tradução com uma das seguintes expressões: tradução nossa ou tradução própria, como último elemento da chamada da citação.

Exemplo

(Olin, 2003, p. 21, tradução nossa).

 

Citação indireta 

  • A indicação do número da página ou localização é opcional.
  • As chamadas de citações indiretas de diversos documentos da mesma autoria, publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente, devem ter as suas datas em ordem cronológica, separadas por vírgula.
  • As chamadas de citações indiretas de diversos documentos de vários autores, mencionadas simultaneamente dentro dos parênteses, devem ser separadas por ponto e vírgula. Recomenda-se a indicação em ordem alfabética.

 

Outros casos

  • Quando for pessoa física, a indicação deve ser feita pelo sobrenome do autor, em letras maiúsculas e minúsculas.

Exemplo 1

Authier-Revuz (1982).

Exemplo 2

(Derrida, 1967, p. 293).

  • Quando for pessoa jurídica, a indicação deve ser feita pelo nome completo ou sigla da instituição, em letras maiúsculas e minúsculas. Recomenda-se que as siglas das instituições sejam grafadas em letras maiúsculas.

Exemplo 1

(Organização Mundial da Saúde, 2010, p. 11).

Exemplo 2

(IBGE, 2011, p. 3).

  • Quando for instituição governamental da administração direta, a indicação deve ser pelo nome do órgão superior ou pelo nome da jurisdição a que pertence.

Exemplo 1

No texto:

O mecanismo proposto para viabilizar esta concepção é o chamado Contrato de Gestão, que conduziria à captação de recursos privados como forma de reduzir os investimentos públicos no ensino superior (Brasil, 1995).

Na lista de referências:

BRASIL. Ministério da Administração Federal e da Reforma do Estado. Plano diretor da reforma do aparelho do Estado. Brasília, DF: Ministério da Administração Federal e da Reforma do Estado, 1995.

 

Regras gerais de apresentação das Referências

  • Os elementos essenciais e complementares da referência devem ser apresentados em sequência padronizada.
  • As referências devem ser elaboradas em espaço simples, alinhadas à margem esquerda do texto e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples.
  • As referências devem ser reunidas no final do trabalho, em ordem alfabética de seus elementos. Se houver numerais, considerar a ordem crescente.
  • A pontuação deve ser uniforme para todas as referências.
  • Os elementos essenciais devem refletir os dados do documento referenciado. Informações acrescidas devem seguir o idioma do texto em elaboração e não do documento referenciado.
  • Para documentos online, além dos elementos essenciais e complementares, deve-se registrar o endereço eletrônico, precedido da expressão ‘Disponível em:’, e a data de acesso, precedida da expressão ‘Acesso em:’.
  • O recurso tipográfico (itálico) utilizado para destacar o elemento título deve ser uniforme em todas as referências. Entretanto, Isso não se aplica às obras sem indicação de autoria, ou de responsabilidade, cujo elemento de entrada seja o próprio título, já destacado pelo uso de letras maiúsculas na primeira palavra, incluindo artigo (definido ou indefinido) e palavra monossilábica iniciais [se houver].

 

Assegurando a avaliação pelos pares cega

Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

  1. Os autores do documento excluiram do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc.
  2. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Aqruivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.
  3. Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.

Submissões que não cumprirem essas precauções serão rejeitadas, exceto casos específicos justificados.

Chamada de artigos

Chamada de Artigos

Dossiê Temático

Os Dossiês Temáticos são compostos por artigos sobre uma temática específica eleita pelo Conselho Administrativo e/ou coordenada por especialista da área.

Fluxo Contínuo

Fluxo Contínuo: a sessão é composta por artigos aprovados pelo Conselho Consultivo entre os recebidos durante as Chamadas Abertas e/ou fluxo contínuo para o público pesquisador em geral.

Documentação

Documentação: a sessão traz análises detidas a respeito de um dado corpo documental, apresentando suas possibilidades de pesquisa.

Entrevistas

Entrevistas: Com pesquisadores, especialistas e professores da área de História e Ciências Sociais que tenham contribuído com o desenvolvimento de suas áreas no país.

Resenha

Resenhas: resenha de livros lançados e/ou reeditados/traduzidos no Brasil nos últimos cinco (5) anos, além dos clássicos que componham bibliografia importante para a História.

Expediente

O Expediente é o campo que publica as diretrizes da edição. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.