A Insurreição anarquista de 1918

Autores

  • Hamilton Moraes Theodoro dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.28998/rchv11n21.2020.0007

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar a insurreição anarquista ocorrida em 1918 no Rio de Janeiro. Um fato singular nas lutas operárias no Brasil. Para analisa-la precisamos aprofundar nosso estudo sobre o sindicalismo revolucionário dentro do movimento operário brasileiro, de inspiração anarquista, durante as duas últimas décadas da Primeira República. O movimento operário organizado através do sindicalismo revolucionário tinha o intuito de alcançar melhorias materiais, condições de trabalho e emancipação do proletariado. Esses objetivos seriam alcançados através de mecanismos de resistência direta ao capitalismo, visando a sua superação e consequentemente a construção de um mundo produtivo realmente justo. A insurreição anarquista de 1918 estava inserida dentro do contexto de mobilizações proletárias do período. Consideramos o referido fato como um desdobramento do sindicalismo revolucionário no Brasil, influenciado pela Revolução Russa. Assim torna-se necessária a compreensão da influência da Revolução Russa no movimento operário brasileiro do período. A Revolução Russa influenciou e proporcionou novas perspectivas organizacionais e metodológicas para movimentos operários em diversas regiões do planeta e no Brasil não foi diferente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hamilton Moraes Theodoro dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutorando em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2018). Membro-pesquisador do Observatório do Trabalho na América Latina (OTAL), coordenado pelo professor-doutor Wallace de Moraes. Mestre em História pela Universidade Salgado de Oliveira-RJ (2014). Pós-graduação Lacto-Sensu em Ciências da Religião pela Universidade Estácio de Sá-RJ (2008). Graduou-se em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNI-RIO (2005). Autor do livro Anarquismo e a formação do Partido Comunista do Brasil (P.C.B.).

Downloads

Publicado

2020-07-14

Como Citar

Santos, H. M. T. dos. (2020). A Insurreição anarquista de 1918. Revista Crítica Histórica, 11(21), 127–162. https://doi.org/10.28998/rchv11n21.2020.0007