Memória e história do povo Xukuru do Ororubá em Pesqueira/PE no século XX
DOI:
https://doi.org/10.28998/rchv12n23.2021.0021Resumo
As mobilizações pelo direito à terra e a resistência dos Xukuru do Ororubá parte da invocação das memórias desse povo evidenciada pelo historiador Edson Silva no livro “Xukuru: memórias e História dos índios da Serra do Ororubá (Pesqueira/PE)”, publicado originalmente uma Tese de Doutorado em História Na UNICAMP (SP). O ponto de partida do pesquisador foi discutir as reivindicações dos Xukuru do Ororubá pelas terras com base nas memórias indígenas sobre a participação de indígenas na Guerra do Paraguai como voluntários ou recrutados compulsoriamente, o que garantiu, pelo Governo Imperial, o direito sobre as terras, como recompensa para ex-combatentes. No texto, desse ponto em diante foi estabelecido com uma conexão temporal vinculando a mobilização pelo reconhecimento como povo indígena, conquistado em 1950, com a instalação de um posto do Serviço de Proteção ao Indígena (SPI) na Serra do Ororubá, e o reconhecimento oficial sob a posse das terras com a promulgação da Constituição Federal em 1988.Downloads
Referências
SILVA, Edson. Os índios enre discursos e imagens: o lugar na História do Brasil. In: SILVA, Edson; SILVA, Maria da Penha da. (orgs.) A temática indígena em sala de aula: reflexões para o ensino a partir da Lei 1.645/2008. 2ª Ed. Recife: Ed. dos Organizadores, 2016.
SILVA, Edson. Xukuru: memórias e história dos índios da Serra de ororubá (Pesqueira/PE), 1959-1988. Recife: Editora UFPE, 2014. p. 51.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/br/
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.