Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amapá: (im)possibilidades para a discussão da diversidade de gênero na formação docente
DOI:
https://doi.org/10.28998/rchv12n24.2021.0020Resumo
Este artigo apresenta análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Campus Santana, no tocante à inclusão ou não no ementário das disciplinas componentes da Matriz Curricular, nas bibliografias básica e complementar, de tópicos ou conteúdos que permitam a discussão da temática diversidade de gênero. Para alcançar o referido objetivo, optou-se por uma trilha metodológica que pudesse conjugar além da análise do mencionado projeto, elementos de pesquisa descrita com aqueles já bastante utilizados da pesquisa qualitativa com uso de procedimento bibliográfico. Somente a partir da proposta análise documental é que foi possível extrair como resultado o entendimento de que apesar de o PPC ainda não conter de maneira explícita conteúdos ou tópicos que possibilitem a discussão da temática diversidade de gênero, permite a abertura de caminhos para que essas sejam tratadas e, a partir disso, extrai-se a conclusão de que esse artigo possa despertar em outros pesquisadores a consciência para que direcionarem seus olhares à questão bastante essencial do gênero e que ainda encontra resistência em alguns ambientes formais de ensino.Downloads
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