Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amapá: (im)possibilidades para a discussão da diversidade de gênero na formação docente

Autores

  • Victor André Pinheiro Cantuário UNIFAP http://orcid.org/0000-0002-1706-1016
  • Ricardo Batista Ferreira Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT IFAP)
  • Thiago Araújo Martins Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

DOI:

https://doi.org/10.28998/rchv12n24.2021.0020

Resumo

Este artigo apresenta análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Campus Santana, no tocante à inclusão ou não no ementário das disciplinas componentes da Matriz Curricular, nas bibliografias básica e complementar, de tópicos ou conteúdos que permitam a discussão da temática diversidade de gênero. Para alcançar o referido objetivo, optou-se por uma trilha metodológica que pudesse conjugar além da análise do mencionado projeto, elementos de pesquisa descrita com aqueles já bastante utilizados da pesquisa qualitativa com uso de procedimento bibliográfico. Somente a partir da proposta análise documental é que foi possível extrair como resultado o entendimento de que apesar de o PPC ainda não conter de maneira explícita conteúdos ou tópicos que possibilitem a discussão da temática diversidade de gênero, permite a abertura de caminhos para que essas sejam tratadas e, a partir disso, extrai-se a conclusão de que esse artigo possa despertar em outros pesquisadores a consciência para que direcionarem seus olhares à questão bastante essencial do gênero e que ainda encontra resistência em alguns ambientes formais de ensino.

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Biografia do Autor

Victor André Pinheiro Cantuário, UNIFAP

Victor André Pinheiro CANTUÁRIO – Doutorando em Estudos Literários pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Mestre  em Planejamento e Políticas Públicas (2019) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduado em Filosofia (2012) pela Universidade Estadual do Amapá (UEAP). Graduado em Letras-Francês (2008) pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Professor na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Macapá, Amapá, Brasil.

 

Currículo acadêmico: http://lattes.cnpq.br/5400803841633748

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Publicado

2021-12-01

Como Citar

Pinheiro Cantuário, V. A., Ferreira, R. B. ., & Martins, T. A. (2021). Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amapá: (im)possibilidades para a discussão da diversidade de gênero na formação docente. Revista Crítica Histórica, 12(24), 269–302. https://doi.org/10.28998/rchv12n24.2021.0020