Espaço de meninos: reflexões sobre a construção das masculinidades por adolescentes de uma escola pública do município do Rio de Janeiro.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/rchv11n22.2020.0008

Resumo

Este trabalho se materializou a partir da realização de uma disciplina eletiva chamada “Espaço de meninos: a masculinidade tóxica” ministrada em uma escola pública municipal e se propôs a discutir sobre a construção das masculinidades. Para problematizar as questões que foram levantadas durante o percurso da disciplina, essa pesquisa utilizou a pesquisa-intervenção como proposta teórico-metodológica de análise e procurou perceber o esforço dos meninos e as estratégias mobilizadas por eles no sentido de corresponder aos ideais de uma masculinidade tóxica - a masculinidade hegemônica- dentro e fora do contexto escolar. Foram utilizadas rodas de conversas e vídeos, com a intenção de que os meninos pudessem expressar suas emoções e dilemas vivenciados na construção de suas masculinidades, para que através de seus relatos fosse possível entender melhor como resistem ou como se posicionam perante outras formas de masculinidade(s). O resultado é um misto de histórias narradas pelos alunos que mostra o quanto a masculinidade hegemônica afeta o emocional e a formação dos meninos para a equidade de gênero, suscitando importantes questões que precisam ser enfrentadas pela escola.
Palavras chave: masculinidade hegemônica, escola pública, igualdade de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-06-27

Como Citar

Paixão Miranda Carvalho, A. (2022). Espaço de meninos: reflexões sobre a construção das masculinidades por adolescentes de uma escola pública do município do Rio de Janeiro. Revista Crítica Histórica, 11(22), 153–169. https://doi.org/10.28998/rchv11n22.2020.0008