Espaço de meninos: reflexões sobre a construção das masculinidades por adolescentes de uma escola pública do município do Rio de Janeiro.
DOI:
https://doi.org/10.28998/rchv11n22.2020.0008Resumo
Este trabalho se materializou a partir da realização de uma disciplina eletiva chamada “Espaço de meninos: a masculinidade tóxica” ministrada em uma escola pública municipal e se propôs a discutir sobre a construção das masculinidades. Para problematizar as questões que foram levantadas durante o percurso da disciplina, essa pesquisa utilizou a pesquisa-intervenção como proposta teórico-metodológica de análise e procurou perceber o esforço dos meninos e as estratégias mobilizadas por eles no sentido de corresponder aos ideais de uma masculinidade tóxica - a masculinidade hegemônica- dentro e fora do contexto escolar. Foram utilizadas rodas de conversas e vídeos, com a intenção de que os meninos pudessem expressar suas emoções e dilemas vivenciados na construção de suas masculinidades, para que através de seus relatos fosse possível entender melhor como resistem ou como se posicionam perante outras formas de masculinidade(s). O resultado é um misto de histórias narradas pelos alunos que mostra o quanto a masculinidade hegemônica afeta o emocional e a formação dos meninos para a equidade de gênero, suscitando importantes questões que precisam ser enfrentadas pela escola.
Palavras chave: masculinidade hegemônica, escola pública, igualdade de gênero.
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