Considerações críticas acerca das teorias de Robert/Raewyn Connell e Judith Butler para o estudo das masculinidades

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DOI:

https://doi.org/10.28998/rchv11n22.2020.0003

Resumo

Realizaremos um despretensioso balanço crítico de algumas possibilidades teóricas sobre a questão da masculinidade a partir de um diálogo por nós estabelecido entre a socióloga Raewyn Connell e a filósofa Judith Butler. Iniciaremos nosso texto com algumas dúvidas com relação à forma com que estudamos as masculinidades contemporaneamente, num conjunto de reflexões de fundamento epistemológico que, ao nosso ver, possuem poucas respostas, mas que atravessam as problemáticas lançadas pelas pesquisadoras debatidas. Passaremos para uma crítica à teoria das masculinidades hegemônicas de Connell para então apresentar algumas possibilidades de análises que podem ser apropriadas da teoria queer de Butler. Por conseguinte, tentaremos traçar alguns pontos de confluência entre as leituras mais recentes realizadas por Connell e sua relação epistemologicamente tensa, mas politicamente paralela com os estudos de Butler.

Palavras-chave: masculinidades; teoria; gênero.

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Biografia do Autor

Fernando Bagiotto Botton, Universidade Estadual do Piauí

Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná - Linha Intersubjetividade e Pluralidade: Reflexão e Sentimento na História, com Estágio de Doutorado Sanduíche na Universidad de Buenos Aires (UBA) (PDSE/CAPES). Professor Adjunto I (DE) e Coordenador do Curso de Licenciatura Plena em História da Universidade Estadual do Piauí (Campus Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba-PI). Presidente do Colegiado e do Núcleo Docente Estruturante do mesmo curso. Pós-doutor em História e Regiões pelo PPGH da UNICENTRO-Irati. Professor Credenciado e membro do colegiado do Mestrado Profissional em História (ProfHistória - UESPI Parnaíba) - Linha "Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão", ofertando a disciplina de Teoria da História. Professor do curso de Especialização Interdisciplinar em Educação, Ética e Política - UESPI/Parnaíba, ministrando a disciplina de "História das Ideias Políticas e Sociais". Foi coordenador e professor da Pós-Graduação em História da Arte nas Faculdades Integradas Espírita ministrando as disciplinas de "Metodologia do Ensino na Educação Superior" e "Arte e Política"; Foi professor contratado no curso de Graduação em História das Faculdades Integradas Espírita; Foi professor substituto na Universidade Federal do Paraná. Foi professor orientador e tutor no curso de graduação em História e no curso de Pós-Graduação em História, Arte e Cultura pela Universidade Estadual de Ponta Grossa em parceria com CAPES/UAB. Participa do Grupo de Pesquisa História, Cultura e Gênero - GRUPEHCGE (UESPI-Teresina) e também do Grupo de Pesquisa História das Ciências e da Saúde no Piauí (Sana). Leciona e pesquisa temáticas relacionadas à Teoria da História; História da América; Gênero, Subjetividade e Masculinidade; Educação, Política e Autoritarismo; História Pública; Filosofia Contemporânea Pós-colonial e Pós-estruturalista; Psicanálise, Psicologia das Massas e Psicologia da Personalidade

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Publicado

2022-06-27

Como Citar

Bagiotto Botton, F. (2022). Considerações críticas acerca das teorias de Robert/Raewyn Connell e Judith Butler para o estudo das masculinidades. Revista Crítica Histórica, 11(22), 11–37. https://doi.org/10.28998/rchv11n22.2020.0003