História das Mulheres e relações de gênero como possibilidades críticas ao Ensino de História:
uma análise decolonial sobre as mulheres africanas e indígenas
DOI:
https://doi.org/10.28998/rchv14n27.2023.0011Resumo
Este artigo baseia-se na pesquisa realizada para a dissertação do mestrado profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA), da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, apresentada em 2020. Na pesquisa, conceituamos o currículo como um espaço de disputa das relações de poder e como formador da identidade de alunas e alunos. Também compreendemos o espaço escolar como o ambiente em que estes aspectos estão inscritos. O estudo originou-se a partir da constatação da falta de representatividade das mulheres e relações de gênero em nove coleções de livros didáticos de História que foram distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), para a escolha dos professores em 2019. O objetivo deste artigo é apresentar uma análise crítica dos conteúdos de História da África e História Indígena, sob a perspectiva de gênero e colonialidade, identificando em textos e representações iconográficas a maneira como as mulheres são representadas nestes conteúdos.
Downloads
Referências
BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, no 11, Brasília, maio – agosto de 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-33522013000200004&script=sci_arttext. Acesso em: 12/07/2020.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Produção didática de história: trajetórias de pesquisas. São Paulo: Revista de História, n. 164, p. 487-516, jan/jun. 2011. Disponível: http://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19206. Acesso em: 18/10/2018.
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania. 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 4 ed. São Paulo: FTD, 2018.
BRAICK, Patrícia Ramos; BARRETO, Anna. Estudar história: das origens do homem à era digital. Manual do Professor. 3 ed. São Paulo: Moderna, 2018.
BRASIL, Congresso Nacional. Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (mn.009394). Brasília, 1996. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf
________________. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 10 volumes, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em 10/07/2020.
_______________. Plano Nacional de Educação (n. 10. 172). Brasília, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/L10172.pdf. Acesso em 10/07/2020.
_______________. Casa Civil. Lei no 10.639, de 9 de Janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura AfroBrasileira", e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm; Acesso em 24/06/2020.
______________. Conselho Nacional de Educação (CNE). Parecer no 3, de 10 de março de 2004a. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico- Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/003.pdf. Acesso em 24/06/2020.
______________. Casa Civil. Lei no 11.645, de 10 de Março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em 24/06/2020.
_______________. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601anex o-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em 10/07/2020.
_______________. Programa Nacional do Livro Didático. Ministério da Educação. Brasília, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12391:pnld
_______________. MEC. FNDE. SEB. Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2020. Dados estatísticos. https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas- dolivro/pnld/dados-estatisticos. Acesso em 10/07/2020.
CAMPOS, Flavio de; CLARO, Regina; DOLHNIKOFF, Miriam. História escola e democracia. Manual do professor. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2018.
CANDAU, Vera Maria Ferrão; OLIVEIRA, Luiz Fernandes de. Pedagogia Decolonial e Educação Antirracista e Intercultural no Brasil. Belo Horizonte: Educação em Revista, v. 26, n.01, p. 15-40, abr. 2010. Disponível: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010246982010000100002&script=sci_abstract&tlng=p t. Acesso em: 15/08/2018.
CANDAU, Vera Maria Ferrão; RUSSO, Kelly. Interculturalidade e Educação na América Latina: uma construção plural, original e complexa. Curitiba: Revista Diálogo Educacional, v. 10, n. 29, p.151 – 169, jan./abr. 2010. Disponível: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/3076. Acesso em: 22/08/2018.
COSTA, Mariza Vorraber. Currículo e Política cultural. In: O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.
COTRIM, Gilberto; RODRIGUES, Jaime. Historiar. 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
COSTARD, Larissa. Gênero, currículo e pedagogia decolonial: anotações para pensarmos as mulheres no ensino de História. Macapá: Fronteiras e Debates, v.04, n.1, jan./jun, 2017. Disponível: https://periodicos.unifap.br/index.php/fronteiras. Acesso em: 15/08/2018.
DIAS, Adriana Machado; GRINBERG Keila; PELLEGRINI, Marco César. Vontade saber história. 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 1 ed. São Paulo: Quinteto Editorial, 2018.
FERNANDES, Ana Claudia. Araribá mais: História. Manual do Professor. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2018.
GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de (org.). Pensamentos feminista hoje: perspectivas decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.
HOLLANDA, Heloisa Buarque de (org.). Pensamentos feminista hoje: perspectivas decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.
JULIO, Suelen Siqueira. O recorte de gênero na História Indígena: contribuições e reflexões. In: Anais do XVII Encontro de História da Anpuh-Rio. Entre o local e o global. Rio de Janeiro: 2016. Disponível em: http://www.encontro2016.rj.anpuh.org/resources/anais/42/1471228116_ARQUIVO_SuelenSi queiraJulio.pdf. Acesso em 19/07/2020.
LOHN, Reinaldo L.; MACHADO, Vanderlei. Gênero e imagem: Relações de gênero através das imagens dos livros didáticos de história. Gênero. Niterói: EDUFF, v. 4, n. 2. p. 119-134, 2004
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pósestruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997
LUGONES, María. Rumo a um feminismo descolonial. Estudos Feministas, vol.22 (n.3): 935-952, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php /ref/article/view/36755/28577. Acesso em: 20/08/2018.
_______________. Colonialidade e Gênero. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de (org.). Pensamentos feminista hoje: perspectivas decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.
MEYER, Dagmar Estermann. Etnia, raça e nação: o currículo e a construção de fronteiras e posições sociais. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.
MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa. Professores: entre saberes e práticas. Educação e Sociedade [online]. 2001, vol.22, n.74. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s010173302001000100008&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em 01/06/2019.
PEDRO, Joana Maria. Relações de gênero como categoria transversal na historiografia contemporânea. Topoi (Rio J.) [online]. 2011, vol.12, n.22. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2237101X2011000100270&script=sci_abstract&tlng= pt. Acesso em 21/11/2018.
PERROT, Michelle. Uma história das mulheres. Porto: Edições Asa, 2006. Coleção Ler e Saber.
PRIORE, Mary Del. História das Mulheres no Brasil. 7 ed. São Paulo: Contexto, 2004.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. In: E. LANDER. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires, CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/sur-sur/20100624103322/ 12_Quijano.pdf. Acesso em: 20/08/2018.
RAMINELLI, Ronald. Eva Tupinambá. In: PRIORE, Mary Del. História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2004.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 71-99, julho/dezembro, 1995.
SERIACOPI, Reinaldo; AZEVEDO, Gislane. Inspire História. 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 1 ed. São Paulo: FTD, 2018.
SILVA, Caio Samuel Franciscati da; BRANCALEONI, Ana Paula Leivar; OLIVEIRA, Rosemary Rodrigues. Base nacional comum curricular e diversidade sexual e de gênero: (des)caracterizações. Revista Ibero-americana de Estudos em Educação. v .14, n. esp. 2, jul. - Dossiê Sexualidade, gênero e educação sexual em debate. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12051. Acesso em 19/07/2020.
SILVA, Cristiani Bereta da. O saber histórico escolar sobre as mulheres e relações de gênero nos livros didáticos de história. Caderno Espaço Feminino, v. 17, p. 219-246, 2007. Disponível: http://www.seer.ufu.br/index.php/neguem/article/view/440. Acesso em 30/10/2018.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
SOIHET, Rachel; PEDRO, Joana Maria. A emergência da pesquisa da história das mulheres e das relações de gênero. Revista Brasileira de História [online]. 2007, vol.27, n.54. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102- 01882007000200015&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em 14/10/2018
SOUZA, Ana Paula Herrera; FELIPE, Delton Aparecido. História da África e Povo Negro no Brasil: construção de caminhos pedagógicos. In: FELIPE, Delton Aparecido. Educação para as relações étnico-raciais: estratégias para o ensino de história e cultura afro-brasileira. Maringá: Mondrian Ed, 2019.
VAINFAS, Ronaldo; FERREIRA, Jorge; FARIA, Sheila de Castro; CALAINHO, Daniela Buono. História.doc. 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
VICENTINO, Cláudio; VICENTINO, José Bruno. Teláris história. 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 1 ed. São Paulo: Ática, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Karine MazarãoEste trabalho está licenciado sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/br/
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.