Baquaqua, protagonista da liberdade

os usos de autobiografia no Ensino de História

Autores

  • Isis Pimentel de Castro Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Júlia Ribeiro Junqueira Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

DOI:

https://doi.org/10.28998/rchv14n28.2023.0011

Palavras-chave:

Mahommah Gardo Baquaqua, autobiografia, Ensino de História

Resumo

Este artigo se baseia nas reflexões acerca dos usos da única autobiografia de um escravizado africano que passou pelo Brasil, Mahommah Gardo Baquaqua, a partir das experiências de duas práticas vinculadas a um mesmo projeto de ensino intercampi, nomeado “Baquaqua ― protagonista da liberdade”, tendo como ponto norteador as análises vinculadas à reformulação do currículo de História do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais entre os anos de 2019 e 2022. Logo, as iniciativas foram construídas no CEFET-MG, nos campi Nova Suíça, Nova Gameleira, Timóteo e Curvelo, sendo que as primeiras três experiências com a implementação do projeto aconteceram no contexto da pandemia de Covid-19, em 2021, interligando a autobiografia com o ensino remoto emergencial e as novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). E, embora tenha tido como matriz norteadora o mesmo projeto de ensino, bem como o público-alvo ― estudantes da 2ª série dos cursos técnicos integrados da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) ―, cada campus teve liberdade para adequar a execução do projeto à realidade local, incluindo as possibilidades de diálogo inter-/transdisciplinares e a construção de metodologias e objetivos específicos estabelecidos pelas equipes de professores participantes.

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Biografia do Autor

Isis Pimentel de Castro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Doutora em História Social pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professora do Departamento de História (DHIS) e do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica (PPGET) do CEFET-MG |

Júlia Ribeiro Junqueira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Doutora em História Política pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professora do Departamento da Formação Geral (DFGTM) do Campus Timóteo do CEFET-MG.

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Publicado

2023-12-20

Como Citar

Pimentel de Castro, I., & Ribeiro Junqueira, J. (2023). Baquaqua, protagonista da liberdade: os usos de autobiografia no Ensino de História. Revista Crítica Histórica, 14(28), 236–269. https://doi.org/10.28998/rchv14n28.2023.0011

Edição

Seção

Dossiê As histórias de vida: pesquisa e ensino de história