A Geografia dos documentos eclesiais: o envolvimento da Igreja Católica com a questão agrária brasileira
DOI:
https://doi.org/10.28998/rchvl1n01.2010.0014Resumo
O presente estudo tem como objetivo discutir o envolvimento da Igreja Católica na chamada questão agrária brasileira. Para isso, será dado ênfase nas raízes históricas que levaram um segmento de religiosos a atuarem em defesa do homem do campo. Essa história não pode ser descrita e nem analisada se não partir da constatação de que a atitude pioneira de alguns clérigos católicos foi iniciada com a publicação de documentos episcopais que denunciavam os resultados perversos produzidos pelo desenvolvimento do capitalismo no campo. Uma série de documentos de denúncia publicados pelos religiosos em diferentes regiões do Brasil mapearam, geograficamente, a situação social e territorial de famílias camponesas, posseiros e indígenas em todo território nacional.
Downloads
Referências
GOLÇALVES, CARLOS W. P. – Geografando nos Varadouros do Mundo. Da Territorialidade Seringalista (o seringal) à territorialidade seringueira (a reserva extrativista). Brasília: IBAMA, série educação ambiental, 2003.
LÖWY, MICHEL – A Guerra dos Deuses. Religião e política na América latina. Petrópolis: Vozes/CLACSO/LPP, 2000.
MARTINS, JOSÉ SOUZA – Expropriação e violência: a questão política no campo. São Paulo: Hucitec, 1980.
MARTINS, JOSÉ SOUZA - A Igreja face a política agrária do Estado. In: Igreja e Questão Agrária, Paiva, V (org.), Ed. Loyola, São Paulo, 1986.
MARTINS, JOSÉ SOUZA - O significado da criação da Comissão Pastoral da Terra na história social e contemporânea do Brasil. In: Comissão Pastoral da Terra, A Luta pela Terra: a CPT 20 anos depois. São Paulo: Paulus, 1997.
MORAIS, J, F, REGIS – Os Bispos e a Política no Brasil. São Paulo: Editora Cortez/Editora Autores Associados, 1982.
PESSOA, JADIR DE MORAIS – A Revanche Camponesa. Goiânia: Editora Universidade Federal de Goiás, 1999.
POLETTO, IVO – A Terra e a Vida em Tempos Neoliberais. Uma releitura da história da CPT. In: Comissão Pastoral da Terra, A Luta pela Terra: a CPT 20 anos depois. São Paulo: Paulus, 1997.
POLETTO, IVO, CANUTO, ANTONIO – Nas Pegadas do Povo da Terra. 25 anos da Comissão Pastoral da Terra. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
OLIVEIRA, ARIOVALDO U. - A Fronteira Amazônica Mato-Grossense: Grilagem, Corrupção e Violência. São Paulo: Tese de Livre Docência. Dep. de Geografia, FFLCH. USP, 1997.
OLIVEIRA, ARIOVALDO U. Geografia das lutas no campo. São Paulo: Contexto, 1988.
SADER, MARIA REGINA C. T. – Espaço e Luta no Bico do Papagaio. São Paulo: Tese de Doutorado. Departamento de Geografia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/br/
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.