Os índios Xukuru e as Ligas Camponesas (PESQUEIRA-PE, 1961)
DOI:
https://doi.org/10.28998/rchvl1n02.2010.0003Resumo
O objetivo desse texto é evidenciar a mobilização e participação dos Xukuru nas Ligas Camponesas no início da Década de 1960 em Pesqueira/PE, em terras de um antigo aldeamento indígena invadido pelos latifundiários. A pesquisa foi baseada em registros das memórias orais indígenas, jornais da época, documentação do DOPS e relatórios oficiais. As autoridades alertavam que ocorria a doutrinação dos índios em sua “ignorância” pelos comunistas, mas os índios chamados “caboclos” da Serra do Ororubá que viviam explorados na condição de moradores e trabalhadores assalariados pelos latifundiários, apesar da forte repressão oficial viram nas Ligas uma possibilidade de conquistar parte de suas terras.
Referências
AZEVEDO, Fernando A. As Ligas Camponesas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
BEZERRA, Gregório. Memórias. (segunda parte: 1946-1969). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.
CAVALCANTI, Célia Maria de Lira. Acumulação de capital e a industrialização em Pesqueira (Pernambuco). Recife: UFPE, 1979. (Mestrado em Economia/PIMES).
FEITOSA, Raymundo Juliano Rego. Capitalismo e camponeses no Agreste pernambucano: relações entre indústria e agricultura na produção de tomate em Pesqueira-PE. Recife, UFPE, 1985. (Mestrado em Economia/PIMES)
MEDEIROS, Leonilde de S. de. História dos movimentos sociais no campo. Rio de Janeiro: FASE, 1989.
SETTE, Hilton. Pesqueira: aspectos de sua Geografia Urbana e de suas interrelações regionais. (Tese de concurso para provimento efetivo da cadeira de Geografia do Brasil do Colégio Estadual de Pernambuco). Recife, 1956.
SILVA, Edson. Xukuru: memórias e história dos índios da Serra do Ororubá (Pesqueira/PE), 1959-1988. Campinas, UNICAMP, 2008. (Tese de Doutorado em História Social).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/br/
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.