Os índios Xukuru e as Ligas Camponesas (PESQUEIRA-PE, 1961)
DOI:
https://doi.org/10.28998/rchvl1n02.2010.0003Resumo
O objetivo desse texto é evidenciar a mobilização e participação dos Xukuru nas Ligas Camponesas no início da Década de 1960 em Pesqueira/PE, em terras de um antigo aldeamento indígena invadido pelos latifundiários. A pesquisa foi baseada em registros das memórias orais indígenas, jornais da época, documentação do DOPS e relatórios oficiais. As autoridades alertavam que ocorria a doutrinação dos índios em sua “ignorância” pelos comunistas, mas os índios chamados “caboclos” da Serra do Ororubá que viviam explorados na condição de moradores e trabalhadores assalariados pelos latifundiários, apesar da forte repressão oficial viram nas Ligas uma possibilidade de conquistar parte de suas terras.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Fernando A. As Ligas Camponesas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
BEZERRA, Gregório. Memórias. (segunda parte: 1946-1969). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.
CAVALCANTI, Célia Maria de Lira. Acumulação de capital e a industrialização em Pesqueira (Pernambuco). Recife: UFPE, 1979. (Mestrado em Economia/PIMES).
FEITOSA, Raymundo Juliano Rego. Capitalismo e camponeses no Agreste pernambucano: relações entre indústria e agricultura na produção de tomate em Pesqueira-PE. Recife, UFPE, 1985. (Mestrado em Economia/PIMES)
MEDEIROS, Leonilde de S. de. História dos movimentos sociais no campo. Rio de Janeiro: FASE, 1989.
SETTE, Hilton. Pesqueira: aspectos de sua Geografia Urbana e de suas interrelações regionais. (Tese de concurso para provimento efetivo da cadeira de Geografia do Brasil do Colégio Estadual de Pernambuco). Recife, 1956.
SILVA, Edson. Xukuru: memórias e história dos índios da Serra do Ororubá (Pesqueira/PE), 1959-1988. Campinas, UNICAMP, 2008. (Tese de Doutorado em História Social).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/br/
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.