Práticas Urbanísticas e Preservação Patrimonial no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.28998/rchvl1n02.2010.0008Resumo
O presente trabalho consiste em analisar as relações entre Pratrimônio, Urbanismo e Sociedade Brasileira. Partimos da problemática de como as práticas urbanísticas e o discurso em torno da preservação patrimonial se desenvolvem e influencia na formação social do País. Buscamos compreender a complexidade do crescimento urbano e as necessidades de preservação dos bens materiais, imaterias e naturais. Fazemos algumas reflexões conceituais acerca do patrimônio e do urbanismo e como se fundamentaram ao longo dessa pesquisa. Analisamos, brevemente, o processo histórico do urbanismo no Brasil e sua correlação com o desenvolvimento da sociedade. Fizemos necessariamente uma investigação de caráter qualitativo no nosso corpo documental. Com efeito, verificamos a inteligibilidade do desenvolvimento da sociedade na relação entre as práticas e representações envolvendo Patrimônio e Urbanismo.
Downloads
Referências
ABIKO, Alex Kenya; ALMEIDA, Marco Antonio Plácido de: Barreiros, Mário Antonio Ferreira. Urbanismo: História e Desenvolvimento. Disponível em: < http// www.google.com.br/ artigos- urbanismo>. Acesso em: 18 de Out. 2009.
BENCHIMOL, Jaime. L. (Coord), 2001. Febre amarela: a doença e a vacina, uma historia inacabada. Rio de janeiro: Fio Cruz.
CHOAY, Françoise. Alegoria do patrimônio. Trad. Luciano Vieira Machado. São Paulo: Estação Liberdade e UNESP, 2001.
DIAS, Solange Irene Smolarek. Breve historia do Urbanismo. Disponível em: < www.fag.edu.br >. Acesso em: 18 de Out. 2009.
FERNANDES, Ana e GOMES, Marco Aurélio A. Historia da cidade e do urbanismo no Brasil: reflexões sobre a produção recente. Disponível em: <http://www.google.com.br/>. Acesso em: 15 de Out. 2009.
FILHO, Antônio Luiz Macedo e Silva. A cidade e o patrimônio histórico. Cadernos Paulo Freire, volume I. Fortaleza: Museu do Ceará/Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, 2003.
FREYRE, Gilberto. Sobrados e Mucambos. São Paulo: Global, 2004.
FUNARI, Pedro Paulo; PELEGRINE, Sandra C. A. O que é patrimônio cultural imaterial. São Paulo: Brasiliense, 2008.
FUNARI, Pedro Paulo; PELEGRINE, Sandra C. A. Patrimônio Histórico e Cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 26ª ed. São Paulo; Cia das Letras, 1995.
MACEDO, Helder Alexandre Medeiros de. Cultura, tradição e patrimonio imaterial. Disponível em: <http://www.google.com.br/>. Acesso em: 15 de Out. 2009.
MARICATO, Emínia. Urbanismo na periferia do mundo globalizado: metrópoles brasileiras. Disponível em: <http://www.scielo.br/>. Acesso em: 8 de Out. 2009.
NASCIMENTO, Carla Veronica do. Revalorizações de Sobrados e Mucambos. In: Estudos Sociedade e Agricultura, Abril, 2002: 191-196. Disponível em: < http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar>.
OLIVEN, Ruben George. Cultura e Modernidade no Brasil. Disponível em: <http://www.scielo.br/>. Acesso em: 7 de Out. 2009.
SALES, Ticiana Oliveira de. A representação da economia na construção da identidade potiguar no livro didático. (Monografia de graduação apresentada a coordenação do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN, no curso de História).
DOCUMENTOS:
Carta de Atenas, de Novembro de 1933.
CIAM- Congresso Nacional de Arquitetura Moderna.
Carta de Washington, 1986
Carta Internacional Para a salvaguarda das cidades históricas. ICOMOS – Conselho Internacional de Monumentos e Sítios.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/br/
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.