O Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Diversidade Étnico-Racial/Neder e as Implementações das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 na Rede Municipal de Ensino de Maceió

Autores

  • Marcus Swell Brandão Menezes Redes Municipal de Maceió e do Estado de Alagoas
  • Rosário de Fátima da Silva Secretaria Municipal de Educação de Maceió

DOI:

https://doi.org/10.28998/rchvl2n03.2011.0008

Resumo

Este texto apresenta parte dos resultados da ação do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Diversidade Étnico-Racial (NEDER) na rede municipal de ensino de Maceió, na aplicação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. O intuito é apontar os desafios pedagógicos e políticos da luta anti-racista, tendo em vista a histórica intolerância existente no Brasil e na sociedade alagoana. Espera-se, no exemplo apresentado, apontar caminhos de articulação entre educadores e agentes dos movimentos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Swell Brandão Menezes, Redes Municipal de Maceió e do Estado de Alagoas

História

Rosário de Fátima da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Maceió

Ensino Religioso

Referências

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais: Pluralidade Cultural, Orientação Sexual. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF.

BRASIL, Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº. 10.639/03. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

BRASIL. Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, SECAD, 2006.

BRASIL. Plano Nacional de Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Ministério da Educação. Brasília, 2009.

CUNHA Jr., Henrique (1996). As estratégias de combate ao racismo. Movimentos negros na escola, na universidade e no pensamento brasileiro. In: MUNANGA, Kabengele (org.). Estratégias e Políticas de Combate à Discriminação Racial, São Paulo: Edusp, p.147-156.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade: uma análise da legislação do ensino brasileiro de 1961 a 1977. (Tese de Mestrado). São Paulo, PUCSP, 1978. 111p.

McLAREN, P. (2000). Multiculturalismo Revolucionário: pedagogia do dissenso para o novo milênio. Porto Alegre: Ed. Artmed, p.293.

MUNANGA, Kabengele (org.) (1996). Estratégias e Políticas de Combate à Discriminação Racial, São Paulo: Edusp.

JAPIASSÚ, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro, Imago, 1976. 220p.

Downloads

Publicado

2011-06-01

Como Citar

Menezes, M. S. B., & da Silva, R. de F. (2011). O Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Diversidade Étnico-Racial/Neder e as Implementações das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 na Rede Municipal de Ensino de Maceió. Revista Crítica Histórica, 2(3). https://doi.org/10.28998/rchvl2n03.2011.0008