A Cidade está Chegando: Expansão Urbana na Zona Rural do Rio de Janeiro (1890-1940)
DOI:
https://doi.org/10.28998/rchvl2n03.2011.0012Resumo
Neste trabalho analiso as transformações urbanas na zona rural da cidade do Rio de Janeiro, entre 1890 e 1940. Aquela área, chamada de Sertão Carioca, foi incorporada por grupos econômicos ligados ao capital imobiliário e levaram a desaparição de atividades e costumes rurais através da valorização das terras. Como fonte de informação este estudo examina alguns projetos, cartas de jornais e requerimentos de autoridades políticas, funcionários públicos e cidadãos comuns.
Downloads
Referências
ANDREATTA, Verena. Cidades quadradas, Paraísos circulares: os planos urbanísticos do Rio de Janeiro no século XIX. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.
BARRETO, Lima. Toda Crônica. Rio de Janeiro: Agir, 2004.
BRITTO, Ana Lúcia Nogueira de Paiva. Novas formas de produção imobiliária na periferia: o caso da Zona Oeste. Rio de Janeiro, Dissertação de Mestrado, IPPUR/UFRJ, 1990.
COSTA, Waldemar. O Vale do Marangá. Rio de Janeiro: s/ed., s/ d..
DEAN, Warren. “A industrialização durante a República Velha”, In: História Geral da Civilização Brasileira. O Brasil Republicano. Tomo III. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
FERNANDES, Nelson da Nobrega. “Os militares e o espaço urbano do Rio de Janeiro: um programa de pesquisa em geografia urbana e geopolítica”, In: Scripta Nova, Vol. X, núm. 218 (27), 1 de agosto de 2006. Disponível em: http://www.ub.es/geocrit/sn/sn-218-27.htm. Acesso em: 20 de janeiro de 2008.
FREITAS, Benedicto. O Matadouro de Santa Cruz (Cem anos a serviço de uma comunidade). Rio de Janeiro:s/ ed.: 1977.
FRIDMAN, Fânia. Donos do Rio em nome do Rei: uma história fundiária da cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed., Garamond, 1999.
GERSON, Brasil. História das ruas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Livraria Brasiliana editora, 1965.
GUIMARÃES, Benício Domingues. Os 50 anos da eletrificação dos trens de subúrbios do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: CBTU, 1987.
LOBO, Eulália Maria Lahmeyer. História do Rio de Janeiro (do capital comercial ao capital industrial e financeiro). Rio de Janeiro: IBMEC, 1978.
PESSOA, Paula. Guia da Cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Officinas Graphicas Editora Bevilacqua & Cia, 1905.
OLIVEIRA, Alfredo César T. de. O Governo do Marechal Hermes e as Vilas Proletárias. Niterói, Projeto de Qualificação, Geografia, UFF, 2004.
OLIVEIRA, Márcio de. Bangu: de fábrica-fazenda e cidade-fábrica a mais uma fábrica na cidade. Rio de Janeiro, Dissertação de mestrado em Geografia, UFRJ, 1991.
RAISON, Déborah. Ventos da modernidade. Os bondes e a cidade do Rio de Janeiro. 1850-1880. Rio de Janeiro, Dissertação de Mestrado, História, UFRJ, 2000.
REIS, Othelo de Souza. Manual de Geographia das escolas primarias, curso complementar. Chorographia do Distrito Federal. Rio de Janeiro: s/ed., 1921.
RIO DE JANEIRO. Atlas Fundiário do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Assentamentos Humanos, 1990.
SANTOS, Noronha. Meios de transporte no Rio de Janeiro: história e legislação. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/br/
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.