O Movimento do Intelecto em Direção a Deus
DOI:
https://doi.org/10.28998/rchvl4n07.2013.0012Resumo
O presente trabalho visa esboçar alguns elementos centrais do projeto da Teologia Natural adotada por Tomás de Aquino, especificamente a relação entre essa Teologia Natural e a possibilidade do intelecto humano de se questionar acerca da possibilidade de se estabelecer um conhecimento acerca de Deus. Para alcançar esse objetivo faz-se necessário entender alguns aspectos gerais da metodologia tomista, principalmente os relativos à elaboração da Suma de Teologia, além da instanciação de alguns elementos basilares de como ocorre o processo de estabelecimento do conhecimento humano e, para finalizar esse breve esboço do sistema tomista, qual a relação específica possível entre o intelecto humano e Deus.Downloads
Referências
ELDERS, Leo J. Sobre el Metodo en Santo Tomás de Aquino. Buenos Aires: Sociedade Tomista Argentina, 1992.
COVARRUBIAS CORREA, Andrés. La existência de Dios desde La filosofia, según Aristóteles, San Agustín, San Anselmo y Santo Tomás. Chile: Ediciones Universidad Católica de Chile, 1993.
NASCIMENTO, Carlos Arthur R. Santo Tomás - O Boi Mudo da Sicília. São Paulo: Educ, 1992.
RASSAN, Introduccion a la filosofia de Santo Tomas de Aquino. Madrid: Ediciones Rialp, 1980.
TORREL, Jean-Pierre. Iniciação a Santo Tomás de Aquino – sua pessoa e obra. Trad. de Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Ed. Loyola, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/br/
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.