Anistia de 1979, Justiça de Transição e Comissões da Verdade: Apontamentos e Limites

Autores

  • Cleidson Carlos Santos Vieira

DOI:

https://doi.org/10.28998/rchvl5n10.2014.0012

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o processo de transição da ditadura civil-militar, assim como as relações estabelecidas pela elite dirigente em utilizar-se desse processo para impor uma democracia representativa frente às atrocidades cometidas pelo regime autoritário. Nesse sentido, pretende-se recorrer ao contexto de distensão e abertura política para compreender as limitações desse processo, tanto nos marcos institucional e jurídico, a exemplo da constituição de 1988, da Lei da Anistia de 1979, quanto nas políticas públicas de “reparação” às vítimas da ditadura, como as leis de reparação às vítimas do Araguaia, das políticas do acesso aos documentos da época, da caravana da anistia e, por fim, da formação da Comissão da Verdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARANTES, Paulo Eduardo. 1964, o ano que não terminou. TELES, Edson. In: SAFATLE, Vladmir (Org.). O que resta da ditadura. São Paulo: Ed. Boitempo. 2010 – (Estado de Sítio).

BENJAMIN, Walter. Sobre o Conceito de história. In: Magia e técnica, arte e política.(Obras escolhidas, vol. 1). Tradução de Paulo Sérgio Rouanet – 7 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994 (pp.222/232).

COMPARATO, Fábio Konder. O risco de o Brasil tornar-se um estado fora da lei no Plano Internacional: Os efeitos da sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos no Caso Gomes Lund e Outros v.

Brasil. Brasília, 1 de Agosto de 2013. Disponível em <http://conflitos-juridicos.blogspot.com.br/2013/08/orisco-de-o-brasil-tornar-se-um-estado.html>. Acesso em 05 de Agosto de 2013.

Corte interamericana de direitos humanos, caso Gomes Lund vs. Brasil. Estudo elaborado por alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Disponível em <http://www.direito.usp.br/extensao-/Arquivos/amicus_dh_novo_estudo.pdf > Acesso em 26 de Agosto de 2013.

Comissão da Verdade: mais uma farsa, mais um engodo. Grupo Tortura Nunca Mais Disponível em <http://www.torturanuncamaisrj.org.br/Noticias.asp?Codnoticia=305>. Acesso em 28 de Novembro de 2011.

CUEVAS, Victor Espinoza. ROJAS, María Luisa Ortiz. BAEZA, Paz Rojas. Comisiones de Verdad; Um Camino incierto? Estudio comapativo de comissiones de la verdade en Argentina, Chile, El Salvador,

Guatemala y sudáfrica desde las victimas y las organizaciones de derechos humanos. CODEPU – Chile e

APT – Suiza, 2002. Disponível em <http://www.dhnet.org.br/verdade/mundo/textos/cuevas_cv_camino_cierto_paises.pdf> Acesso em: 26 de agosto de 2013.

DREIFUSS, René Armand. 1964, a conquista do Estado. Petrópolis: Vozes, 1981.

FERNANDES, Florestan. A ditadura em questão. 2 ed. São Paulo: T. A. Queiroz, 1982.

GORENDER, Jacob. Combate nas trevas. A esquerda brasileira: das ilusões perdidas à luta armada. São Paulo: editora ática, 1987.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas/ SP: UNICAMP, 2003.

MACIEL, David. A aliança Democrática e a transição politica no Brasil. PINHEIRO, Milton (Org). Ditadura: o que resta da transição. São Paulo: Ed. Boitempo, 2014 – (Estado de Sítio)

PINHEIRO, Milton. Crise do desenvolvimentismo e transição política no Brasil. SILVA, Carla Luciana; CALIL, Gilberto Grassi; SILVA, Marcio Antônio Bath da. (Org’s). Ditaduras e democracias: Estudos sobre poder,

hegemonia e regimes políticos no Brasil (1945 - 2014). Porto Alegre: FCM Editora, 2014.

MORAES, João Quartim de. A natureza de classe do Estado brasileiro. SILVA, Carla Luciana; CALIL, Gilberto Grassi; SILVA, Marcio Antônio Bath da. (Org’s). Ditaduras e democracias: Estudos sobre poder, hegemonia e regimes políticos no Brasil (1945 - 2014). Porto Alegre: FCM Editora, 2014.

NERY, Vanderley Elias. Diretas já: mobilizações de massas com direção burguesa. PINHEIRO, Milton (Org). Ditadura: o que resta da transição. São Paulo: Ed. Boitempo, 2014 – (Estado de Sítio)

SAFATLE, Vladimir. Do uso da violência contra o estado ilegal. In: TELES, Edson. SAFATLE, Vladmir (Org.). O que resta da ditadura. - São Paulo: Ed. Boitempo. 2010 – (Estado de Sítio).

SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. “Crise da ditadura militar e o processo de abertura política no Brasil”. In: FERREIRA, Jorge & DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (Orgs). O Brasil Republicano: O tempo da ditadura. RJ Civilização Brasileira, 2007.

TELES, Janaína de Almeida. Os familiares de mortos e desaparecidos políticos e a luta por “verdade e justiça” no Brasil. In: TELES Edson. SAFATLE, Vladmir (Org.). O que resta da ditadura. São Paulo: Ed. Boitempo. 2010 – (Estado de Sítio)

Downloads

Publicado

2014-12-01

Como Citar

Vieira, C. C. S. (2014). Anistia de 1979, Justiça de Transição e Comissões da Verdade: Apontamentos e Limites. Revista Crítica Histórica, 5(10). https://doi.org/10.28998/rchvl5n10.2014.0012