Mobral: A Representação Ideológica do Regime Militar nas Entrelinhas da Alfabetização de Adultos

Autores

  • Leide Rodrigues dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.28998/rchvl5n10.2014.0016

Resumo

O presente artigo pretende traçar uma análise das ideologias representativas do Regime Militar no Brasil, para tanto, analisarei materiais didáticos, publicações e propagandas, utilizadas pelo Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral) no período equivalente a sua implantação e extinção (1967 -1985). A intenção é perceber de que modo estava sendo direcionado o discurso intencional do Estado na política de educação de adultos. Enfatizar os fatores que levaram o sistema político vigente no país a encontrar na educação um forte instrumento de difusão e manutenção do regime. E por fim, identificar como o uso desses materiais atuava como guia difusor das ideologias, preservação das ideias difundidas pelo movimento e diminuição nas possibilidades da formação de uma consciência crítica na população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, Marcelo de Paiva. A ordem do progresso, cem anos de política econômica republicana 1889-1989. Rio de Janeiro: Campus, 1990.

ARAÚJO, Paulo César de. Eu não sou cachorro, não: música popular cafona e ditadura militar. Rio de Janeiro: Record, 2013.

CHARTIER, Roger. A História Cultural entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.

CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999.

CORRÊA, Arlindo Lopes. Educação de massa e ação comunitária. Rio de Janeiro: AGGS/MOBRAL. 1979.

FAVERO, Osmar. Uma pedagogia da participação popular: análise da prática educativa do MEB – Movimento de Educação de Base 1961-1966. Campinas: Autores Associados, 2006.

FREITAS, M.F. Educação de jovens e adultos, educação popular e processo de conscientização: intersecções na vida cotidiana. Educar em Revista. Curitiba. n.29. 2007.

FICO, Carlos. Reinventando o otimismo; ditadura, propaganda e imaginário social no Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 1997, p.132.

JANNUZZI, Gilberta Martino. Confronto pedagógico: Paulo Freire e MOBRAL. São Paulo: Cortez, 1979.

LIRA, Alexandre. A legislação da educação durante a ditadura militar (1964-1985): um espaço de disputas. 2010. 367f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2010.

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO E CULTURA. Aspectos Organização e funcionamento da educação brasileira. Brasília, 1974.

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO E CULTURA, FUNDAÇÃO MOVIMENTO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO. Documento básico Mobral. Rio de Janeiro, 1973, p.67.

OLIVEIRA, José Luiz. As origens do Mobral. 1989. 252f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 1989.

OLIVEIRA, L. B.; SOUZA, S. T. A alfabetização no Mobral, métodos e materiais didáticos (Uberlândia/MG, 1970-1985). Revista Acolhendo a alfabetização nos países de língua portuguesa, Brasil, São Paulo,

volume 1, nº. 13, pp. 11 – 37, Set. 2012. Disponível em:<http://www.acoalfaplp.net>.

PAIVA, J.M. Educação Jesuítica no Brasil Colonial. In LOPES, E.M.T.; FARIA FILHO, L.M.; VEIGA, C.G. (orgs.) 500 Anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

PAIVA, Vanilda Pereira. Educação Popular e Educação de Adultos. 5º Ed. São Paulo: Loyola, Ibrades, 1987.

PAIVA, Vanilda Pereira. História da educação popular no Brasil: Educação Popular e Educação de Adultos. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

REZENDE, Maria José. A ditadura militar no Brasil: repressão e pretensão de legitimidade: 1964-1984. Londrina: Eduel, 2013.

ROCCO, Gaetana Maria Jovino Di. Educação de Adultos: Uma Contribuição para seu Estudo no Brasil. São Paulo, Loyola, 1979.

Downloads

Publicado

2014-12-01

Como Citar

Santos, L. R. dos. (2014). Mobral: A Representação Ideológica do Regime Militar nas Entrelinhas da Alfabetização de Adultos. Revista Crítica Histórica, 5(10). https://doi.org/10.28998/rchvl5n10.2014.0016