Entre registro e poesia: História e construção literária em Iracema, de José de Alencar

Autores

  • Luiza Rosiete Gondin Calvalcante

DOI:

https://doi.org/10.28998/rchvl6n11.2015.0003

Resumo

Este trabalho tem por objetivo verificar, através de uma pesquisa de caráter bibliográfico, aliada à leitura do romance Iracema, de José de Alencar, como se dão as aproximações entre os discursos historiográfico e literário, possivelmente presentes no “poema em prosa” alencariano. Esse viés interpretativo parece ser defensável na medida em que História e Literatura pertencem ao domínio discursivo, estando, ambas, submetidas a arranjos linguísticos para formar um corpus que estabeleça comunicação com os leitores. Some-se a isso, o fato de, no romantismo brasileiro, tentar-se construir uma identidade literária nacional, projeto que Alencar abraçou através da escrita de diversas obras, dentre elas, as chamadas “indianistas”. Elementos da composição de Iracema, presentes, por exemplo, na construção dos protagonistas, dão a perceber que o autor se apropria de dados de uma pesquisa histórica, para, transformando-os em material mimético, por meio de um trabalho produtivo de/com a linguagem, recompor, poeticamente, o processo de colonização brasileira, marcado pelo signo da hibridez. A investigação, aqui sintetizada, embora não apresente respostas definitivas, espera ser impulso para novos questionamentos sobre o tema.

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Publicado

2017-01-28

Como Citar

Calvalcante, L. R. G. (2017). Entre registro e poesia: História e construção literária em Iracema, de José de Alencar. Revista Crítica Histórica, 6(11). https://doi.org/10.28998/rchvl6n11.2015.0003

Edição

Seção

Dossiê Temático