A Pedra do Reino e a Carnavalização
DOI:
https://doi.org/10.28998/rchvl6n11.2015.0007Resumo
Neste artigo, buscamos analisar o Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do vai-e-volta de Ariano Suassuna. Para isso a Cultura popular na Idade Média: o contexto de François Rabelais teve importância basilar, uma vez que, no Movimento Armorial de Suassuna, as culturas erudita e popular efetuam um diálogo constante, assim como as obras cômicas Gargântua e Pantagruel analisadas por Mikhail Bakhtin, o que permitirá não somente uma reafirmação da proposta Armorial sob os moldes bakhtinianos, mas também uma reflexão acerca da desconstrução do binarismo entre o que se compreender por erudito e popular em nossa literatura.Downloads
Referências
ARRUDA, Maria do Socorro Araújo. O diabo entrou na igreja: carnavalização do sagrado em “Charivari” de Lourdes Ramalho. Campina Grande. Universidade Estadual da Paraíba, 2009. (Dissertação de
Mestrado).
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução de Yara Franteschi Vieira. São Paulo. Editora da Universidade de Brasília, 1987.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas na poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. 5º ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Trad. Heloísa Pezza Cintrão, Ana Regina Lessa. 3º ed. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo, 2000.
MACEDO, José Rivair. Riso, cultura e sociedade na Idade Média. Porto Alegre/São Paulo. Ed. Universidade UFRGS/Editora Unesp, 2000.
PASSO, Sônia Maria Dal. Auto da Compadecida: João Grilo e a carnavalização do sagrado. Juiz de Fora: Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, 2008. (Dissertação de Mestrado).
SOERENSEN, Claudiana. O mez da grippe: a babel carnavalizada. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2008. (Dissertação de Mestrado).
SUASSUNA, Ariano. Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta. 9º ed. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/br/
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.