Nas Trilhas do Saber e Fazer: Intelectualidade e Política Institucional no Piauí
DOI:
https://doi.org/10.28998/rchvl7n14.2016.0009Resumo
O presente estudo tem o objeto principal de discutir a atuação políticoinstitucional de intelectuais, apontando para os aspectos das relações de poder no que se refere às políticas educacionais nacionais e suas ressonâncias na esfera local do estado do Piauí, sobretudo os aspectos ligados ao ensino da chamada “Literatura Piauiense”. O recorte temporal, no sentido amplo de periodização, abarca posicionamentos que vão desde a década de 1930, passando pela atuação da Faculdade de Filosofia, a implantação da Universidade Federal do Piauí, até princípios do século XXI, fazendo menção ao ensino de “Literatura Piauiense”. Para tanto, metodologicamente, o estudo se deu pela leitura analítico-interpretativa dos relatos escritos e orais de literatos e intelectuais que, de forma direta ou indireta, atuaram na estruturação de espaços de ensino no Piauí. Nesse sentido, o estudo se ancora, também, nas esferas da construção de memórias. Para tanto, como arcabouço teórico-metodológico, foram utilizadas as discussões feitas sobre fontes orais por Marieta Ferreira (2012; 1996) e Verena Alberti (2010;2007). Recorreu-se, também, às proposições de Bourdieu (2010), Compagnon (2009), Sirinelli (2003) e Chartier (2002; 1990), para compreender as interligações e noções de “campo” e suas interpenetrações com a política e o poder.Downloads
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