Vitrine do ensino primário no início do século XX: os grupos escolares do Rio Grande do Norte em forma de celebração

Autores

  • Crislane Barbosa de Azevedo Doutora em Educação e professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • Rosa Milena dos Santos Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Servidora doServiço Social do Comércio.

DOI:

https://doi.org/10.28998/rchvl8n15.2017.0025

Resumo

As festas escolares foram algumas das iniciativas que o governo republicano, do início do século XX, propunha para difundir os ideais de civismo, patriotismo, disciplina e civilidade para toda a população. O objetivo deste artigo foi analisar a perspectiva das festas escolares, realizadas nos grupos escolares, ocorridas entre 1908 e 1930, tendo, como metodologia, a pesquisa bibliográfica e principalmente, documental através do Jornal “A Republica” do início do século XX. As festas não eram só um tipo de comemoração patriótica, solene ou recreativa, tinham a finalidade, também, de aprendizagem por parte dos alunos que se preparavam para recitar poemas, fazer monólogos, peças teatrais e apresentar seus trabalhos para toda a população escolar e extraescolar, já que por meio das festas escolares mantinham-se uma interação com a sociedade.

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Biografia do Autor

Crislane Barbosa de Azevedo, Doutora em Educação e professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

História da Educação no Brasil republicano.

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Publicado

2017-12-14

Como Citar

Azevedo, C. B. de, & Santos, R. M. dos. (2017). Vitrine do ensino primário no início do século XX: os grupos escolares do Rio Grande do Norte em forma de celebração. Revista Crítica Histórica, 8(16), 307–333. https://doi.org/10.28998/rchvl8n15.2017.0025