Juventude e publicidade nas páginas das revistas semanais Veja e IstoÉ (década de 1980)
DOI:
https://doi.org/10.28998/rchvl10n20.2019.0009Resumo
Objetivo deste artigo é discutir como ideias sobre a juventude foram veiculadas pela mídia impressa através de peças publicitárias na década de 1980 no Brasil, período marcado pela abertura política e pela ampliação do mercado consumidor. A documentação analisada é composta por 30 peças publicitárias publicadas nas revistas Veja e IstoÉ no decorrer dessa década. Para esta análise, recorremos aos conceitos de juventude de Margulis e Urresti (1996) e Abramo (1997), aos conceitos de consumo de Feathersone (1995) e aos meios e mediações de Martin-Barbero (2008). A partir da análise das peças publicitárias, constata-se que as revistas selecionadas eram voltadas a um grupo específico de jovens, pertencente a uma determinada classe social, e difundiam uma concepção de juventude e ser jovem ligada à liberdade e a uma vida marcada por múltiplas possibilidades de escolha. Este artigo é resultado da pesquisa "A imprensa e os jovens: representações sobre a juventude veiculadas na imprensa brasileira (1960-2000)" e teve financiamento da Fapesc.
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