Juventude e publicidade nas páginas das revistas semanais Veja e IstoÉ (década de 1980)

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DOI:

https://doi.org/10.28998/rchvl10n20.2019.0009

Resumo

Objetivo deste artigo é discutir como ideias sobre a juventude foram veiculadas pela mídia impressa através de peças publicitárias na década de 1980 no Brasil, período marcado pela abertura política e pela ampliação do mercado consumidor. A documentação analisada é composta por 30 peças publicitárias publicadas nas revistas Veja e IstoÉ no decorrer dessa década. Para esta análise, recorremos aos conceitos de juventude de Margulis e Urresti (1996) e Abramo (1997), aos conceitos de consumo de Feathersone (1995) e aos meios e mediações de Martin-Barbero (2008). A partir da análise das peças publicitárias, constata-se que as revistas selecionadas eram voltadas a um grupo específico de jovens, pertencente a uma determinada classe social, e difundiam uma concepção de juventude e ser jovem ligada à liberdade e a uma vida marcada por múltiplas possibilidades de escolha. Este artigo é resultado da pesquisa "A imprensa e os jovens: representações sobre a juventude veiculadas na imprensa brasileira (1960-2000)" e teve financiamento da Fapesc.

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Biografia do Autor

Luciana Rossato, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professora Associada no Departamento de História da UDESC. Professora do Programa de Pós-graduação em História da UDESC e do Profhistória em Rede.

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Publicado

2019-12-13

Como Citar

Rossato, L. (2019). Juventude e publicidade nas páginas das revistas semanais Veja e IstoÉ (década de 1980). Revista Crítica Histórica, 10(20), 156–175. https://doi.org/10.28998/rchvl10n20.2019.0009