Entre memórias e esquecimentos: participações dos/as jovens no Festival da Canção do sertão de Alagoas (1970 - 1990)

Autores

  • Isabel Oliveira Universidade Federal de Alagoas
  • Ana Maria Freitas Teixeira UFRB/Cecult
  • Rosimeire Reis CEDU/UFAL

DOI:

https://doi.org/10.28998/rchv11n21.2020.0016

Resumo

No tempo dos festivais de música pelo Brasil, proliferados entre os anos de 1960 e 1970, os/as jovens de Delmiro Gouveia/sertão de Alagoas organizaram na respectiva cidade o Festival da Canção. Este foi iniciado em 1970 e perdurou até 1990 como espaço máximo de socialização e expressão artística juvenil. Assentado na pesquisa documental e nos princípios da história oral, o presente artigo analisou memórias de dois sujeitos que participaram do Festival da Canção em suas juventudes.  Por meio das análises foi possível considerar que os/as jovens conviviam sob forte tensão entre a normatização imposta e seus modos de ser jovem. Pela música corporificavam tensões, a exemplo da miséria social ou das responsabilidades adultas que tão cedo pairavam o universo juvenil. Também, sinalizaram suas insatisfações quanto às poucas menções feitas ao festival na história oficial da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Freitas Teixeira, UFRB/Cecult

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Paris 8-França. Professora associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (UFRB/CECULT).

Rosimeire Reis, CEDU/UFAL

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora na Universidade Federal de Alagoas, Centro de Educação. Coordenadora do grupo de pesquisa Juventude, Culturas e Formação.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 35. Ed, 2012.

BUENO, Belmira Oliveira; SOUZA, Cynthia Pereira de; CATANI, Denice Barbara; SOUZA, Maria Cecilia C.C.Docência, Memória e Gênero: Estudos Alternativos sobre a Formação de professores. Revista Psicologia da USP. São Paulo, n° 4, 1993, p. 299-318.

BRITO, Eleonora Zicari. A música popular brasileira nos conturbados anos de chumbo: entre o engajamento e o desbunde. Revista projeto história, nº 43, 2011, p. 139 -160.

CATANI, A. M.; GILIOLI, R. S. P. Culturas juvenis: múltiplos olhares. São Paulo: UNESP, 2008.

CARDOSO, Irene. A geração dos anos de 1960: o peso de uma herança. Revista de sociologia da USP, v. 17, n. 2, 2005, p. 93-107.

DOMINGOS, José; GIL, Gilberto. Lamento Sertanejo. Warner Music, 1975. 04min 20s.

DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. História oral e narrativa: tempo, memória e identidades. Belo Horizonte: Revista História Oral (ABHO), vol. 6, 2003, p. 10 -25.

__________. História oral: memória, tempo, identidades. Editora Autêntica, 2.ed, 2010.

FILHO, Irapuan Peixoto Lima. Culturas juvenis e agrupamentos na escola: entre adesões e conflitos. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 45, n°. 1, 2014, p. 103-118.

MARTINS, Carlos Henrique dos Santos; CARRANO Paulo Cesar Rodrigues. A escola diante das culturas juvenis: reconhecer para dialogar. Revista Educação, Santa Maria, v. 36, n°. 1, 2011, p 43-56.

MELLO, Zuza Homem de. A Era dos Festivais – Uma Parábola. São Paulo: Editora 34, 2003, 528p.

PAIS, José Machado. A construção sociológica da juventude – alguns contributos. Universidade de Lisboa. Análise Social, vol. XXV, 1990. p. 139 – 165.

________. Culturas Juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1993.

_________. Jovens e Cidadania. Revista sociologia, problemas e práticas. N.º 49, 2005, p. 53-70

PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2014.

POLLAK, Michael. Memória, esquecimento e silêncio. Revista Estudos Históricos. Rio deJaneiro, vol.2, n°3, 1989, p.3-15.

REIS, Juliana Batista; DAYRELL, Juarez Tarcísio. Uma jovem mulher negra favelada: singularidade compartilhada em narrativas biográficas. Revista Debates em Educação, vol.10, n.20, 2018, p. 84-99.

RIBEIRO, Giuliano. O Raul Seixas delmirense mistura de maluco beleza com a beleza de ser maluco. Portal de Notícias Giuliano Ribeiro. [site pessoal]. 2012. Disponível em: https://giulianoribeiro.com.br/noticias/3617-2/. Acesso em 14 de março de 2019.

SILVA, Davi Roberto Bandeira da. Vila da Pedra: fotografia e história. Maceió: Edição do Autor, 2016.

SILVA, Isabel Cristina Oliveira; REIS, Rosemeire. Modos de expressão juvenis em escolas de Maceió/AL: reconhecer para dialogar. In BARBALHO, José Ivamilson Silva; ALMEIDA, Giseliane MEDEIROS. Educações e Resistências: diálogos, rupturas e alternâncias. Curitiba: CRV, 2019, 252 p.

SEIXAS, Raul. Metamorfose Ambulante. Philips, 1973, 03 min 50s.

THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. São Paulo: Paz e Terra, 1935.

___________. História oral e contemporaneidade. Revista História Oral, nº 5, 2002.

TATIT, luíz. O Século da Canção. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004.

TAVARES, César. Passeio sentimental pelas ruas delmirenses. Blog Amigos de Delmiro. Delmiro Gouveia. 29 de julho. 2010. Disponível em: http://amigosdedelmirogouveia.blogspot.com/2010/07/ acesso em: 22 de março de 2019.

Downloads

Publicado

2020-07-14

Como Citar

Oliveira, I., Teixeira, A. M. F., & Reis, R. (2020). Entre memórias e esquecimentos: participações dos/as jovens no Festival da Canção do sertão de Alagoas (1970 - 1990). Revista Crítica Histórica, 11(21), 396–416. https://doi.org/10.28998/rchv11n21.2020.0016