Grupo Agroecológico Craibeiras: Uma história de luta pela Agroecologia no Estado de Alagoas, Brasil

Autores

  • Clayton dos Santos Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Jessé Rafael Bento de Lima Universidade Federal de Alagoas
  • Luiggi Canário Cabral e Souza Universidade Federal de Alagoas
  • Rafaella Oliveira de Moura Universidade Federal de Alagoas
  • Jonas Olímpio de Lima Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Arlla Katherine Xavier de Lima Universidade Federal de Alagoas
  • Alessandra Keilla da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Natália Barbosa Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Elenilton Lessa Silva dos Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Gabriela Maria Cota dos Santos Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Grupos de Agroecologia, Universidade, Movimento Social, Movimento Estudantil

Resumo

O Grupo Agroecológico Craibeiras (GAC) é um grupo estudantil vinculado ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas, que promove a discussão e a construção coletiva dentro e fora da Universidade, das principais pautas e bandeiras defendidas pela Agroecologia. Desde a sua fundação no ano de 2003, buscou questionar a grande influência da atividade sucroalcooleira na forma de se fazer ensino, pesquisa e extensão no Estado de Alagoas, através da execução de atividades integradoras e projetos que dialogam igualitariamente com os atores sociais do campo, aproximando os agricultores e agricultoras da Academia, e os estudantes da realidade e das problemáticas não vistas em sala de aula, apropriando-se como espaços de construção de um novo modelo de formação acadêmica e de desenvolvimento rural agroecológico. Portanto, o presente trabalho pretende relatar as atividades executadas e a participação do Grupo Agroecológico Craibeiras na construção e no avanço da Agroecologia no Estado de Alagoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clayton dos Santos Silva, Universidade Federal de Alagoas

Microbiologia

Grupo Agroecológico Craibeiras

Jessé Rafael Bento de Lima, Universidade Federal de Alagoas

Grupo Agroecológico Craibeiras

Luiggi Canário Cabral e Souza, Universidade Federal de Alagoas

Grupo Agroecológico Craibeiras

Rafaella Oliveira de Moura, Universidade Federal de Alagoas

Grupo Agroecológico Craibeiras

Jonas Olímpio de Lima Silva, Universidade Federal de Alagoas

Grupo Agroecológico Craibeiras

Arlla Katherine Xavier de Lima, Universidade Federal de Alagoas

Grupo Agroecológico Craibeiras

Alessandra Keilla da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Grupo Agroecológico Craibeiras

Natália Barbosa Silva, Universidade Federal de Alagoas

Grupo Agroecológico Craibeiras

Elenilton Lessa Silva dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Grupo Agroecológico Craibeiras

Gabriela Maria Cota dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Grupo Agroecológico Craibeiras

Referências

AMÂNCIO, C.; AGUIAR, M. V. A.; ALMEIDA, N. Primeiras palavras: a trajetória e caminhos do II Seminário Nacional de Educação em Agroecologia - II SNEA. Cadernos de Agroecologia, Anais do II SNEA, v.12, n.1, jul. 2017.

ARZABE, C.; NEVES, P. P.; COSTA FILHO, G.S. Aplicação de conceitos e princípios da ecologia no desenho e manejo de agroecossistemas sustentáveis. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Centro de Pesquisa Agropecuária do Meio-Norte.Parnaíba/PI. setembro/2007, Cartilha.

BARROS, B. Há 40 anos, DDT precipitou restrições. Valor Econômico, São Paulo, 22 nov. Agronegócios, p. B12. 2010.

CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Construindo uma Nova Extensão Rural no Rio Grande do Sul. Revista de Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável. Porto Alegre, v.3, n.4, out/dez 2002.

COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO – CONAB. Conjuntura mensal da CONAB Cana-de-açúcar. Janeiro de 2017. Disponível em: <http://www.conab.gov.br/OlalaCMS/uploads/arquivos/17_02_22_15_50_23_conj.pdf>. Acesso em: 15 de junho de 2018.

FAGUNDES, A. V. W.; FARGNOLI, C. A. A trajetória do movimento estudantil na construção da agroecologia. Cadernos de Agroecologia. v.6, n.2 de dezembro de 2011.

GEORGE, S. O Mercado da fome: as verdadeiras razões da fome no mundo. Trad. E. C. Araújo. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 307p. 1978.

LIMA, S. S.; LEITE, L. F. C.; AQUINO, A. M.; OLIVEIRA, F. C.; CASTRO, A. A. J. F. Estoques da serrapilheira acumulada e teores de nutrientes em argissolo sob manejo agroflorestal no norte do Piauí. Revista Árvore, v.34, p.75-84, 2010.

LIMA, J. R. B.; SILVA, J. O. L.; SOUZA, L. C. C.; SANTOS, E. L. S.; SILVA, R. J. N.; CRISTO, C. C. N.;

SILVA, F. M. B.; SANTOS, C. S. Café com Agroecologia: Tecendo diálogos e discutindo realidades. Ciência Agrícola, Rio Largo, v.15, sup., p.27-29, 2017.

NDIAYE, A. Análise do desenvolvimento do Programa PAIS-Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, enquanto estratégia para geração de renda e segurança alimentar e nutricional de sistemas de produção familiares: Estudo realizado nos estados do Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. 2016, 50 f. Dissertação (Mestrado em Agricultura Orgânica) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro2016.

SANTOS, S. O cultivo da cana-de-açúcar no Estado de Alagoas: Uma análise comparativa dos efeitos da mecanização no Estado de São Paulo. Dissertação de Mestrado, Centro de Desenvolvimento Sustentável. Universidade de Brasília, Brasília. 2011.

TYBUSCH, J. S; MARTINS, E. J. Revolução Verde em ação versus Revolução Agroecológica em construção: Os direitos da agrobiodiversidade e os caminhos para a sustentabilidade. Anais.... In: XXV Encontro Nacional do CONPEDI - Brasília/DF, 265-281, 2016.

Downloads

Publicado

2018-12-15

Como Citar

SILVA, Clayton dos Santos et al. Grupo Agroecológico Craibeiras: Uma história de luta pela Agroecologia no Estado de Alagoas, Brasil. Revista Craibeiras de Agroecologia, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e6557, 2018. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/era/article/view/6557. Acesso em: 22 dez. 2024.