Grupo Agroecológico Craibeiras: Uma história de luta pela Agroecologia no Estado de Alagoas, Brasil
Parole chiave:
Grupos de Agroecologia, Universidade, Movimento Social, Movimento EstudantilAbstract
O Grupo Agroecológico Craibeiras (GAC) é um grupo estudantil vinculado ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas, que promove a discussão e a construção coletiva dentro e fora da Universidade, das principais pautas e bandeiras defendidas pela Agroecologia. Desde a sua fundação no ano de 2003, buscou questionar a grande influência da atividade sucroalcooleira na forma de se fazer ensino, pesquisa e extensão no Estado de Alagoas, através da execução de atividades integradoras e projetos que dialogam igualitariamente com os atores sociais do campo, aproximando os agricultores e agricultoras da Academia, e os estudantes da realidade e das problemáticas não vistas em sala de aula, apropriando-se como espaços de construção de um novo modelo de formação acadêmica e de desenvolvimento rural agroecológico. Portanto, o presente trabalho pretende relatar as atividades executadas e a participação do Grupo Agroecológico Craibeiras na construção e no avanço da Agroecologia no Estado de Alagoas.Downloads
Riferimenti bibliografici
AMÂNCIO, C.; AGUIAR, M. V. A.; ALMEIDA, N. Primeiras palavras: a trajetória e caminhos do II Seminário Nacional de Educação em Agroecologia - II SNEA. Cadernos de Agroecologia, Anais do II SNEA, v.12, n.1, jul. 2017.
ARZABE, C.; NEVES, P. P.; COSTA FILHO, G.S. Aplicação de conceitos e princípios da ecologia no desenho e manejo de agroecossistemas sustentáveis. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Centro de Pesquisa Agropecuária do Meio-Norte.Parnaíba/PI. setembro/2007, Cartilha.
BARROS, B. Há 40 anos, DDT precipitou restrições. Valor Econômico, São Paulo, 22 nov. Agronegócios, p. B12. 2010.
CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Construindo uma Nova Extensão Rural no Rio Grande do Sul. Revista de Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável. Porto Alegre, v.3, n.4, out/dez 2002.
COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO – CONAB. Conjuntura mensal da CONAB Cana-de-açúcar. Janeiro de 2017. Disponível em: <http://www.conab.gov.br/OlalaCMS/uploads/arquivos/17_02_22_15_50_23_conj.pdf>. Acesso em: 15 de junho de 2018.
FAGUNDES, A. V. W.; FARGNOLI, C. A. A trajetória do movimento estudantil na construção da agroecologia. Cadernos de Agroecologia. v.6, n.2 de dezembro de 2011.
GEORGE, S. O Mercado da fome: as verdadeiras razões da fome no mundo. Trad. E. C. Araújo. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 307p. 1978.
LIMA, S. S.; LEITE, L. F. C.; AQUINO, A. M.; OLIVEIRA, F. C.; CASTRO, A. A. J. F. Estoques da serrapilheira acumulada e teores de nutrientes em argissolo sob manejo agroflorestal no norte do Piauí. Revista Árvore, v.34, p.75-84, 2010.
LIMA, J. R. B.; SILVA, J. O. L.; SOUZA, L. C. C.; SANTOS, E. L. S.; SILVA, R. J. N.; CRISTO, C. C. N.;
SILVA, F. M. B.; SANTOS, C. S. Café com Agroecologia: Tecendo diálogos e discutindo realidades. Ciência Agrícola, Rio Largo, v.15, sup., p.27-29, 2017.
NDIAYE, A. Análise do desenvolvimento do Programa PAIS-Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, enquanto estratégia para geração de renda e segurança alimentar e nutricional de sistemas de produção familiares: Estudo realizado nos estados do Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. 2016, 50 f. Dissertação (Mestrado em Agricultura Orgânica) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro2016.
SANTOS, S. O cultivo da cana-de-açúcar no Estado de Alagoas: Uma análise comparativa dos efeitos da mecanização no Estado de São Paulo. Dissertação de Mestrado, Centro de Desenvolvimento Sustentável. Universidade de Brasília, Brasília. 2011.
TYBUSCH, J. S; MARTINS, E. J. Revolução Verde em ação versus Revolução Agroecológica em construção: Os direitos da agrobiodiversidade e os caminhos para a sustentabilidade. Anais.... In: XXV Encontro Nacional do CONPEDI - Brasília/DF, 265-281, 2016.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0