Pratícas Ecologicas: Fortalecimento da Horta Vertical em uma Comunidade Ribeirinha de Cametá-PA
Palavras-chave:
compostagem, horta, resíduosResumo
O desenvolvimento de uma horta ecológica pode ser utilizado não somente para segurança alimentar e nutricional da comunidade escolar, mas também como ferramenta e tecnologia pedagógica que fortalecem atividades de Educação Ambiental. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um conhecimento básico sobre compostagem e horta, com o intuito de incentivar práticas de educação ambiental e estimular os alunos a reutilizarem os resíduos plásticos e orgânicos na comunidade de Mapiraí de Baixo (Cametá/PA). Para isso, foram realizadas entrevistas informais e aplicações de outras técnicas das ciências sociais para coleta de informações referente aos tipos de hortas presentes na comunidade e as plantas cultivadas. Práticas extensionistas foram realizadas por meio de oficina ofertada para a comunidade escolar, abordando conteúdos sobre compostagem, tipos de substrato, hortaliças e horta vertical. A oficina foi gratificante para os diversos atores envolvidos e estimulou a realização da compostagem de resíduos orgânicos e a prática de hortas não só escolares como também nas residências. Espera-se que os atores envolvidos, motivem grupos interessados em contribuir para a continuidade de ações sustentáveis dentro e fora dos ambientes escolares
Downloads
Referências
CASTRO, A. P.; FRAXE, T. J.; SANTIAGO, J. L.; MATOS, R. B.; PINTO, I. C. 2009. Os sistemas agroflorestais como alternativa de sustentabilidade em ecossistemas de várzeano Amazonas. Acta Amazonica, 39(2): 279-288.
DIAS, G. F. 1992. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo, Gaia.
GUIMARÃES, M. 2001. A dimensão ambiental na educação. São Paulo: Papirus.
LIMA, A. S. D.; DUARTE, K. L. S.; ARAÚJO, E. P. 2014. Confecção de uma horta vertical utilizando garrafa PET na Escola Estadual Clóvis Pedrosa, Distrito de Ribeira de Cabaceiras-PB. In: I SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE POTENCIALIDADES DO BIOMA CAATINGA. Resumo... Sumé, Paraíba.
MARTIN, G. J. 2001. Etnobotânica: manual de métodos. Montevideo: Nordan-Comunidad
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0