Pratícas Ecologicas: Fortalecimento da Horta Vertical em uma Comunidade Ribeirinha de Cametá-PA

Autores

  • Benedito Henrique Monteiro Xavier Universidade Federal do Pará
  • Kelli Garboz da Costa Universidade Federal do Pará
  • Nivea Carolina de Oliveira Coelho Universidade Federal do Pará
  • Odenira Correa Dias Universidade Federal do Pará
  • Alessandro Figueiredo Miranda Universidade Federal do Pará
  • Enza Cruz Batista Universidade Federal do Pará
  • Maria dos Anjos Correia Dias Universidade Federal do Pará
  • Gustavo Enrique Souza dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Palavras-chave:

compostagem, horta, resíduos

Resumo

 O desenvolvimento de uma horta ecológica pode ser utilizado não somente para segurança alimentar e nutricional da comunidade escolar, mas também como ferramenta e tecnologia pedagógica que fortalecem atividades de Educação Ambiental. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um conhecimento básico sobre compostagem e horta, com o intuito de incentivar práticas de educação ambiental e estimular os alunos a reutilizarem os resíduos plásticos e orgânicos na comunidade de Mapiraí de Baixo (Cametá/PA). Para isso, foram realizadas entrevistas informais e aplicações de outras técnicas das ciências sociais para coleta de informações referente aos tipos de hortas presentes na comunidade e as plantas cultivadas. Práticas extensionistas foram realizadas por meio de oficina ofertada para a comunidade escolar, abordando conteúdos sobre compostagem, tipos de substrato, hortaliças e horta vertical. A oficina foi gratificante para os diversos atores envolvidos e estimulou a realização da compostagem de resíduos orgânicos e a prática de hortas não só escolares como também nas residências. Espera-se que os atores envolvidos, motivem grupos interessados em contribuir para a continuidade de ações sustentáveis dentro e fora dos ambientes escolares

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Biografia do Autor

Kelli Garboz da Costa, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdades Integrado de Campo Mourão - Paraná (2004); mestrado e doutorado em Biologia Ambiental pela Universidade Federal do Pará (2007-2011); e pós-doutorado pela Universidade Federal do Pará (2012-2014) . É professora adjunto da Universidade Federal do Pará no Campus Universitário do Tocantins/Cametá e atualmente coordena o Laboratório de Biologia. Em 2016 exerceu a função de vice-diretora da Faculdade de Educação do Campo. No ensino, atua nos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas e Educação do Campo. Na pesquisa, atua na área de Morfologia e Ecologia do Plâncton, Interação entre os organismos e os parâmetros ambientais, Filogeografia de Copépodos. De 2014-2017 orienta bolsistas de Iniciação Científica e co-orientação de Mestrado e Doutorado.

Referências

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MARTIN, G. J. 2001. Etnobotânica: manual de métodos. Montevideo: Nordan-Comunidad

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Publicado

2020-03-23

Como Citar

MONTEIRO XAVIER, Benedito Henrique; GARBOZ DA COSTA, Kelli; DE OLIVEIRA COELHO, Nivea Carolina; CORREA DIAS, Odenira; FIGUEIREDO MIRANDA, Alessandro; CRUZ BATISTA, Enza; CORREIA DIAS, Maria dos Anjos; SOUZA DOS SANTOS, Gustavo Enrique. Pratícas Ecologicas: Fortalecimento da Horta Vertical em uma Comunidade Ribeirinha de Cametá-PA. Revista Craibeiras de Agroecologia, [S. l.], v. 4, p. e8992, 2020. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/era/article/view/8992. Acesso em: 22 dez. 2024.