A APICULTURA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO -SAB

Autores

  • Ewerton da Silva Barbosa UFPB

Resumo

Tida como de grande potencialidade para o espaço semiárido brasileiro por preservar e conservar áreas de matas, florestas, pastagens nativas, etc, a atividade apícola vem se sobressaindo em muitos municípios e estados nos segmentos de mel e derivados e atendendo cada vez mais a pauta de exportação nacional. A partir de dados obtidos no SIDRA –Sistema IBGE de Recuperação Automática foi possível a elaboração deuma tabela matriz com as variáveis: Número de estabelecimentos agropecuários com apicultura, Quantidade de mel vendidae Total de caixas de abelhaelaborar um banco de dados e partir deste, um diagnóstico que permite subsidiar o planejamento e a gestão da apicultura em nível regional, estadual ou municipal. Foi observado que o Semiárido Brasileiro –SAB é protagonista em diversas variáveis,mas o número de estabelecimentos, a quantidade de caixas e a produção de mel com raríssimas exceções ainda depende de ações mais concretas no que tange a resiliência de enxames frente aos períodos secos mais severos e a tecnificação buscando uma maior produtividade

Referências

ALCOFORADO FILHO, F.G. Sustentabilidade do Semiárido através da apicultura. Disponível em: https://www.alice.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/49354/1/Congressobrasileiroapiculturafeira.pdf. Acessado em: 20 de setembro de 2019.BARBOSA, H.Produção de mel deve crescer em 2019, prevê Associação.Disponível em:https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/regiao/producao-de-mel-deve-crescer-em-2019-preve-associacao-1.2033328. Acessado em: 20 de setembro de 2019.IBGE.PPM-Quantidade de Produtos de Origem Animal,Valordos Produtos de Origem Animal (Mil Reais). Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/ppm/quadros/brasil/2018. Acessado em: 20 de setembro de 2019.IBGE.Tabela 6622-Número de estabelecimentos agropecuários com apicultura, Quantidade de mel e cera de abelha vendidos e Total de caixas de abelha -resultados preliminares 2017. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/Tabela/6622. Acessado em: 20 de setembro de 2019.

Downloads

Publicado

08/12/2019

Como Citar

BARBOSA, E. da S. A APICULTURA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO -SAB. Revista Craibeiras de Agroecologia, [S. l.], v. 4, n. 2, 2019. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/era/article/view/9184. Acesso em: 27 fev. 2024.