O papel do coordenador pedagógico no contexto da educação ambiental e suas contribuições para facilitar o trabalho na escola.

Auteurs-es

  • Susanne Messias de Farias Messias Farias Universidade Federal de Alagoas

Résumé

RESUMO

Visto que é o coordenador pedagógico que deve direcionar todo o trabalho pedagógico desenvolvido na escola, mediando ações que possam mudar a realidade escolar no que se refere à interação dos alunos nas atividades. Este artigo tem por objetivo investigar o papel do coordenador pedagógico e suas ações no processo de mudanças pedagógicas na escola na área ambiental. Os pressupostos teóricos que nortearão tal pesquisa dar-se-á com base nos estudos de alguns teóricos com abordagem bibliográfica, acerca da construção de novos conhecimentos de cunho educativo na educação ambiental. Tendo como abrangência a educação ambiental como forma de sustentabilidade delimitada pelo consumismo e pela falta de estrutura das escolas e dos professores devido à falta de incentivo e apoio do poder público para aplicar com efetividade a educação ambiental. Ao coordenador cabe investigar a realidade do ambiente escolar, conhecer e respeitar a cultura do grupo, formar e ajudar a concretizar os projetos desenvolvidos na escola é colaborar com os professores diante da execução do projeto ambiental, tanto nas ações como nos desafios da didática desenvolvida, coordenar as reuniões pedagógicas e avaliar em conjunto com os professores os avanços das pratica da execução do projeto., a participação efetiva de professores e alunos nos eventos da escola que envolve as aprendizagens adquiridas no ambiente escolar e fazer desse ambiente um espaço formador.

 

Palavras-Chaves: Mudanças pedagógicas, Educação, Sustentabilidade. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

Brasil Escola. A importância do coordenador pedagógico na escola. Disponível em: http://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-coordenador-pedagogico-na-escola.htm Acesso em 08/08/2017.

CARMO A P B. Simpósio Internacional de Ciências Integradas da Unaerp Campus Guarujá .A educação ambiental no ensino fundamental para a construção de uma sociedade sustentável

.ETEC – Escola Técnica Estadual – “Centro Paula Souza”

Ensinar e Aprender. Revista eletrônica para professores, formadores e educadores. Disponível em: http://revistaensinareaprender.blogspot.com.br/2010/12/ac-supervisao-pedagogica-procura-da.html Acesso 22/01/2017

MARINHO, A M. A educação ambiental e o desafio da interdisciplinaridade / Alessandra.Machado Simões Marinho. 2004.117f.

MEDEIROS A B, MENDONÇA M J S L ,SOUSA G L, OLIVEIRA I P. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais.Revista Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, set. 2011. Disponível em: http://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/pdf/a-importancia-da-educacao-ambiental-na-escola-nas-series-iniciais.pdf Acesso em 09/01/2017

Publié-e

2017-11-05

Comment citer

FARIAS, Susanne Messias de Farias Messias. O papel do coordenador pedagógico no contexto da educação ambiental e suas contribuições para facilitar o trabalho na escola. Revista Craibeiras de Agroecologia, [S. l.], v. 1, n. 1, 2017. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/era/article/view/3830. Acesso em: 27 déc. 2024.