Televisão na China – Produto e processo. Desenvolvimento e ambientação da comunicação de massa na China

Autores

  • Marcella Coppo Leite

Resumo

A televisão chega à China tardiamente no final dos anos 1950. O canal CCTV (China Central Television) foi lançado em 2 de setembro de 1958 e marca o início de fato de uma comunicação em massa por meio da televisão no país. A partir de então a televisão começa a chegar lentamente aos cidadãos e se inserir na sua rotina, tornar-se um hábito.  Curiosamente, assistir televisão na China não é tão diferente de outros países ocidentais.  Um exemplo é o programa New Star (Nova Estrela) que foi lançado nos anos 1980 na China, que conta com um herói – Li Xiangnam – que é completamente ocidentalizado, apesar de exibido em uma sociedade comunista, onde existe uma forte censura em todos os meios. Este artigo tem a intenção de esclarecer a motivação para as semelhanças e distinções no processo de instalação deste hábito e deste modo de assistir à televisão na China.  Qual a relação entre seus produtos televisivos e do Ocidente?  Como os primeiros foram contaminados com as experiências externas?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12-03-2014

Como Citar

Leite, M. C. (2014). Televisão na China – Produto e processo. Desenvolvimento e ambientação da comunicação de massa na China. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 1(1). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/1174

Edição

Seção

ARTIGOS