Televisão na China – Produto e processo. Desenvolvimento e ambientação da comunicação de massa na China
Resumo
A televisão chega à China tardiamente no final dos anos 1950. O canal CCTV (China Central Television) foi lançado em 2 de setembro de 1958 e marca o início de fato de uma comunicação em massa por meio da televisão no país. A partir de então a televisão começa a chegar lentamente aos cidadãos e se inserir na sua rotina, tornar-se um hábito. Curiosamente, assistir televisão na China não é tão diferente de outros países ocidentais. Um exemplo é o programa New Star (Nova Estrela) que foi lançado nos anos 1980 na China, que conta com um herói – Li Xiangnam – que é completamente ocidentalizado, apesar de exibido em uma sociedade comunista, onde existe uma forte censura em todos os meios. Este artigo tem a intenção de esclarecer a motivação para as semelhanças e distinções no processo de instalação deste hábito e deste modo de assistir à televisão na China. Qual a relação entre seus produtos televisivos e do Ocidente? Como os primeiros foram contaminados com as experiências externas?