SAÚDE PSICOLÓGICA DO ADOLESCENTE:

A ESCOLA NO CONTEXTO DO CUIDADO EMOCIONAL DE SEUS ALUNOS.

Autores

  • Jociele Vieira da Silva UFAL-Universidade Federal de Alagoas.
  • Letícia Pereira de Magalhães UFAL - Universidade Federal de Alagoas.
  • Jaine da Silva Passos UFAL - Universidade Federal de Alagoas.
  • Maria Augusta Costa dos Santos UFAL - Universidade Federal de Alagoas.

Palavras-chave:

Escola, Sofrimento psíquico, DOTs, Adolescência, Saúde

Resumo

O presente trabalho é fruto da execução da Atividade Curricular de Extensão 1 e 2  que tem como proposta mapear e construir projetos de intervenção em comunidades, utilizando os conceitos básicos das disciplinas trabalhadas no primeiro e segundo períodos do curso de Psicologia. O projeto em tela foi realizado em uma comunidade escolar e teve como objetivo a criação de espaços de promoção do cuidado em saúde mental para estudantes de turmas do 1° ao 3° ano do Ensino Médio em uma escola estadual localizada no município de Arapiraca, Agreste do Estado de Alagoas. No período de mapeamento foi identificado que a sobrecarga emocional dos/as estudantes associada a falta de diálogo seria uma das principais demandas a serem trabalhadas. Os estudantes tinham dificuldades em lidar com o conteúdo ofertado pela escola e culpavam-se por não alcançarem as expectativas geradas em termos de aproveitamento escolar e aprovação nas disciplinas, o que era gerador de sofrimento psíquico. A metodologia consistiu em quatro movimentos: aproximação e levantamento de demandas; delimitação e problematização da demanda escolhida; construção de uma proposta de intervenção; desenvolvimento da proposta (em andamento). Não existindo a possibilidade de se atender a esta demanda diretamente com o grupo dos alunos, identificou-se na escola a presença dos DOTs (Docentes Orientadores de Turma). Estes seriam justamente os profissionais da escola que têm a função de acompanhamento aos alunos e responsáveis pela escuta e orientação dos estudantes. São estes os sujeitos escolhidos para este projeto de intervenção que neste momento se encontra em andamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAMPOS, R. A. V. Impacto da ansiedade na qualidade de vida e no sucesso escolar de adolescentes. 2015. Dissertação (Mestrado em Medicina) - UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR, Covilhã, 2015.

DE OLIVEIRA, REGINA HERZOG. Proteger e cuidar da saúde de adolescentes na atenção básica. 2017.

FELÍCIO, J. F. et al. Refletindo sobre a depressão e a ansiedade no contexto escolar. Interfaces, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 482-490, 2020.

ROCHA, Joel Bruno Angelo et al. Ansiedade em Estudantes do Ensino Médio: Uma Revisão Integrativa da Literatura/Anxiety in High School Students: An integrative review of the literature. ID on line. Revista de psicologia, v. 16, n. 60, p. 141-158, 2022.

SILVEIRA, J. A. et al. Ansiedade em alunos do ensino médio: um estudo de revisão. Psicologia.pt, São Paulo, ISSN, p. 1646-6977, 2020.

Publicado

29-12-2022

Como Citar

Vieira da Silva, J., Pereira de Magalhães, L., da Silva Passos, J., & Costa dos Santos, M. A. (2022). SAÚDE PSICOLÓGICA DO ADOLESCENTE:: A ESCOLA NO CONTEXTO DO CUIDADO EMOCIONAL DE SEUS ALUNOS. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 11(10). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14405