v. 13 n. 16 (2024): EDIÇÃO ESPECIAL - MOVIMENTOS SOCIAIS: NARRATIVAS DE LUTAS, DIREITOS E JUSTIÇA SOCIAL.
A Revista Extensão em Debate (REXD), a partir da edição especial Nº 16/2024, inaugura mais uma seção de textos científicos dentro de sua política editorial: publicação de entrevistas.
Seguindo seu escopo vigente, a seção Entrevista busca, dentre outros aspectos, apresentar tanto para a Sociedade em geral como para a Comunidade Acadêmica, em linhas gerais ou específicas, algum tema que tenha relação direta a, pelo menos, uma área temática de extensão. E, a partir da exposição de produções científicas e do pensamento de pessoas com autoridade sobre determinados assuntos, contribuir para avanço na disseminação de temas que se ligam por interface e por práxis extensionistas, contadas na forma de entrevistas.
Vivências de pessoas em atos diversos da vida social, cujas experiências retratem fatos, atos e produções vinculadas à áreas temáticas extensionistas também podem ser objeto de narrativas em entrevistas publicadas nesta seção editorial.
A Edição “MOVIMENTOS SOCIAIS: NARRATIVAS DE LUTAS, DE DIREITOS E DE JUSTIÇA SOCIAL” traz à baila entrevistas que relatam histórias, lutas, pesquisas científicas e vivências de pessoas que são retratadas por narrativas e que nos mostram verdadeiros sujeitos contribuintes e materializadores de uma práxis de vida atuante desde ações em organizações sociais civis (OSC’s) como também de pessoas da Academia que nos apresentam suas diversas formas de produção de vida acadêmica, profissional e/ou práxis extensionistas diárias através de cotidiano docente e de envolvimento em movimentos sociais.
A edição colaciona entrevistas de pessoas que, de forma voluntária e autorizada, contam sobre suas vivências em ações sociais e/ou acadêmicas relacionadas à área temática de extensão “ Direitos Humanos e Justiça Social”. A referida edição é também produto de uma ação de extensão patrocinada a partir do Edital Vivências Artísticas/2023, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da Universidade Federal de Alagoas.
Estudantes bolsistas do projeto “História para Contar/2022-2023”, através da técnica da entrevista narrativa, foram em busca de pessoas ativistas atuantes em OSC’s, de pessoas de comunidades assistidas por ações dessas organizações sociais civis para que contassem sobre suas vivências, sobre reconhecimentos de direitos e sobre as iniciativas de tais organizações que lidam em ações cujas temáticas relacionam-se direto ou indiretamente ao tema Direitos Humanos e Justiça Social. Pessoas docentes também foram entrevistadas para contar suas práxis acadêmicas contribuidoras não somente para o desenvolvimento como também nos processos de materialização na luta pela efetividade de Direitos Humanos em nossa contemporaneidade, principalmente no Estado de Alagoas.
Até o momento, a coletânea se estrutura em 06 entrevistas de pessoas vinculadas a organizações sociais civis atuantes no solo alagoano bem como também 05 entrevistas de docentes da UFAL e de outras instituições de Ensino Superior que, a partir das suas atuações de cátedra, colaboram na construção de textos e vivências acadêmicos-sociais sobre Direitos Humanos. Ao todo, pretendemos ter 11 entrevistas nesta edição!
Tenham uma boa leitura!
Cordialmente,
Maceió (AL), fevereiro de 2024.
Prof. Dr. Cezar Nonato Bezerra Candeias.
Presidência do Conselho Editorial da Revista/ Pró-Reitor de Extensão e Cultura.