POBREZA MENSTRUAL E POLÍTICAS PÚBLICAS: EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO NO INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS.

Autores

  • BRENA SIRELLE LIRA DE PAULA Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • RITA DE CÁSSIA BEZERRA HIGINO Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • FLAVIANO MANUEL MELO PACHECO SEGUNDO Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Palavras-chave:

Pobreza Menstrual, Absorventes, Políticas públicas, Projeto de extensão

Resumo

A pobreza menstrual é um tema da atualidade de extrema relevância por englobar inúmeros aspectos da vida das pessoas que menstruam. Esse trabalho tem como objetivo apresentar uma prática extensionista realizada no curso de Ciências Sociais, situando brevemente a temática apreendida. Aborda-se aqui o desenvolvimento teórico em torno dos preceitos básicos analisados na bibliografia sobre a pobreza menstrual. Paralelamente, traz-se a experiência empírico-ativa realizada a partir da criação de um blog expositivo sobre a temática. São apresentados ainda os meios que moldaram a forma do trabalho a partir do que se tomava como esperado dos resultados e do que, de fato, findou-se, demonstrando-se as dificuldades e os contornos tomados ao longo do projeto. É transposto como sustentáculo ao conteúdo do blog e ao seu lançamento as noções sobre pobreza menstrual e sua interpenetração nas relações sociais. Abordam-se os problemas consequentes do fenômeno com um breve relance sobre as suas causas. As políticas públicas, juntadas como aporte nesse meio, passam a formatar uma das principais diretrizes de transformação dessa esfera. A conclusão, por fim, vem a demonstrar o duplo teor teórico e prático de compreensão e exposição do tema, mediante o seu desenvolvimento pelo trabalho dos pesquisadores de Ciências Sociais.

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Publicado

29-12-2022

Como Citar

SIRELLE LIRA DE PAULA, B. ., DE CÁSSIA BEZERRA HIGINO , R., & SEGUNDO, F. M. M. P. . (2022). POBREZA MENSTRUAL E POLÍTICAS PÚBLICAS: EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO NO INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 11(10). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14431