PODCAST:

CONTRIBUIÇÕES E APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICA .

Autores

  • Juciane da Silva Santos UFAL - Universidade Federal de Alagoas.
  • Lidiane Maria Omena da Silva Leão UFAL - Universidade Federal de Alagoas.
  • Klessia Santos Bastos UFAL - Universidade Federal de Alagoas.

Palavras-chave:

Ação. Curricular. Extensão. Podcast. Física., Action. curriculum Extension. podcast Physical.

Resumo

O presente relato tem por finalidade principal discorrer  sobre as experiências ao utilizar a ferramenta Podcast em benefício do ensino de Física, expondo assim as experiências vivenciadas em um projeto desenvolvido  nas  Atividades Curriculares de Extensão - ACE1 e ACE2, cuja temática correspondia ao USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE FÍSICA. O projeto foi intitulado como "Fugindo da Inércia",  sob orientação da professora Lidiane Maria Omena da Silva Leão, aplicado na Escola Estadual Senador Rui Palmeira, localizada na cidade de Arapiraca - AL, em 2020. A ferramenta Podcast se tornou uma grande aliada, sendo um recurso para transmitir os ensinamentos indispensáveis, auxiliando professores e alunos dentro e fora de sala de aula, despertando nos alunos a determinação de aprender os conceitos físicos de forma dinâmica e descontraída e, consequentemente, reduzir o impacto conceitual de que a física é difícil. Desta maneira, os podcasts, devido a suas características, podem funcionar como uma ferramenta de fixação dos conteúdos e divulgação didática e científica, sendo um complemento no aprendizado discente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

A IMPORT NCIA DO PODCAST PARA PRODUZIR E DIVULGAR CONTEÚDOS. Revista Arco, Rio Grande do Sul, 2017. Disponível em: https://www.ufsm.br/midias/arco/podcast/. Acesso em: 2 set. 2021.

ARAÚJO, R. V. G.; LEÃO, M. B. C. LEITE, B. S. SILVA, J. R. R. T. Elaboração, aplicação e avaliação de podcasting de química no ensino médio In: Nuevas Ideas en Informática Educativa, Volumen 5, PP. 99-107, Santiago de Chile. Acesso em dez. 2010

DA SILVA JÚNIOR, Edvargue Amaro; DA SILVA, Cristiane Freitas Pereira; BERTOLDO, Sandra Regina Franciscatto. Educação Em Tempos De Pandemia: O Uso Da Ferramenta Podcast Como Estratégia De Ensino. Tecnia, V. 5, N. 2, P. 31-51, 2020.

MELO, Narcisa Castilho. Podcast: uma nova ferramenta no contexto educacional. Educação Sem Distância, Rio de Janeiro, n.3, jun. 2021.

MOURA, Adelina; CARVALHO, Ana Amélia Amorim. Podcast: uma ferramenta para usar dentro e fora da sala de aula. 2006.

NOGUEIRA, L. L. Educação a Distância. Comunicação & Educação. São Paulo: Moderna, Ano II, n.5, jan/abr, 1996, p.34-9

RECITAL - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara, v. 4, n. 1, jan./abr. 2022.

R. Resnick, D. Halliday, e J. Merrill, Fundamentos de Física, vol. 1 Mecânica, 9a ed., LTC (2006). TIPLER, Paul A.; MOSCA, Gene, Física para Cientistas e Engenheiros - Vol. 1, 5a ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

VALENTE, C., MATTAR, J. Second Life e Web 2.0 na educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. São Paulo: Novatec, 2007.

Publicado

29-12-2022

Como Citar

da Silva Santos, J., Maria Omena da Silva Leão, L. ., & Santos Bastos , K. . (2022). PODCAST:: CONTRIBUIÇÕES E APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICA . REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 11(10). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14560