ANÁLISE DAS ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO NOS CURSOS DE ZOOTECNIA DE UNIVERSIDADES FEDERAIS DO BRASIL:
IMPLANTAÇÃO E FORMATOS ADOTADOS.
Palavras-chave:
extensionista. formação. matriz. zootecnista.Resumo
Objetivou-se com esse estudo analisar a implantação bem como o formato que vem sendo adotado para atividades curriculares de extensão, nos cursos de Zootecnia do Brasil no âmbito das universidades federais (UFs). A pesquisa teve caráter exploratório, iniciando-se por um levantamento junto a Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) da relação de cursos alocados em UFs do país e seguindo pela busca ativa e análise dos projetos políticos curriculares (PPCs) de tais graduações. Busca-se identificar se já havia sido feita a curricularização da extensão, quando ocorrida, qual o formato adotado. Os cursos geraram três grupos amostrais, de acordo com as regiões do Brasil onde estavam implantados, quais sejam Norte/Centro-Oeste (G1), Sudeste/Sul (G2) e Nordeste (G3). Foram avaliados 51 cursos de graduação em Zootecnia, estando 18 no G1, 16 no G2 e 17 no G3. A disponibilidade dos PPCs dos cursos em páginas da internet foi de 55,6 % nos cursos das regiões Norte/Centro-Oeste, mas alcançou 93,8 % nos das regiões Sudeste/sul e 76,5 % nos da região Nordeste. Contudo, no que tange à taxa de implantação das atividades curriculares de extensão nos mesmos, o percentual foi de apenas 11,1 % no G1, 12,5 % no G2 e 15,4 % no G3. Observa-se que, até a data do levantamento dos dados, a taxa de curricularização da extensão nos cursos de Zootecnia de UFs brasileiras ainda é baixa, e alerta-se para a necessidade de aceleração do processo, tendo em vista finalização do prazo estabelecido pelo Plano Nacional de Educação (PNE) no tocante a essa atualização pedagógica obrigatória no país.
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Referências
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