TREINANDO CORAÇÕES:

A EXPERIÊNCIA DA CAPACITAÇÃO EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA.

Autores

  • LARISSA GABRIELLA DE SOUZA SÁ UFAL - Universidade Federal de Alagoas
  • JOYCE KETHELLEN NERES LIMA UFAL - Universidade Federal de Alagoas
  • SAMYLLA PINHEIRO DA SILVA SANTOS UFAL - Universidade Federal de Alagoas
  • BRUNA GOES TORRES UFAL - Universidade Federal de Alagoas
  • VITOR ALBUQUERQUE DUARTE UFAL - Universidade Federal de Alagoas.
  • MARCELO CALAZANS DUARTE DE MENEZES UFAL - Universidade Federal de Alagoas.

Palavras-chave:

Parada Cardíaca, Suporte Básico de Vida, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Situações de urgência e emergência ocorridas em ambiente extra-hospitalar demandam atendimento pré-hospitalar (APH) imediato e adequado, especialmente o Suporte Básico de Vida (SBV). É necessária a instrução populacional acerca do treinamento e utilidade das práticas de primeiros socorros e, nesse contexto, alguns grupos emergem como alvos especiais devido ao contexto nos quais estão inseridos, sendo eles os estudantes de ensino superior de ciências da saúde e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A atividade curricular de extensão denominada “Treinamento em Suporte Básico de Vida para Profissionais da Atenção Primária à Saúde” foi desenvolvida para ofertar capacitação em SBV para estudantes do 2º período de graduação em Medicina e a agentes comunitários de saúde, a partir do uso de metodologias ativas de aprendizagem. A capacitação com os ACS está prevista como etapa futura do projeto. Já com os estudantes, foi realizada por meio de um treinamento teórico-prático na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), ministrado por alunos do 4º e do 5º período do curso de medicina, sob orientação de docentes do curso. Ao final do treinamento, tornou-se perceptível a evolução das habilidades do grupo sobre as medidas de Suporte Básico de Vida, além de ser notável a influência positiva da abordagem prática e da repetição na fixação do aprendizado. A partir da interação inicial entre os graduandos e os ACS, o projeto aproximou a Universidade e as equipes de Saúde da Família (eSF).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AQUINO, Aline. O que fazer em casos de parada cardiorrespiratória. 2020. Disponível em: <https://cmosdrake.com.br/blog/o-que-fazer-em-casos-de-parada-cardiorrespiratoria/amp/>. Acesso em: 15 nov. 2022.

ASSUNÇÃO, Ada Ávila. Metodologias ativas de aprendizagem: práticas no ensino da Saúde Coletiva para alunos de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, 2021.

BASTOS, Thalita da Rocha et al. Conhecimento de Estudantes de Medicina sobre Suporte Básico de Vida no Atendimento à Parada Cardiorrespiratória. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 2048, de 5 de novembro de 2002. Brasília, 2002.

CANESIN, Manoel Fernandes; TIMERMAN, Sérgio; NAZIMA, Willyan. Treinamento em emergências cardiovasculares avançado da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Barueri (SP): Manole; 2013.

DE MOURA, Luiza Taciana Rodrigues et al. Assistência ao paciente em parada cardiorrespiratória em unidade de terapia intensiva. Rev Rene, v. 13, n. 2, p. 419-427, 2012.

DIAS, Bruno Vilas Boas et al. Parada cardiorrespiratória: atendimento pelo serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU) - informações passadas pelo solicitante. CuidArte Enfermagem, Catanduva, v. 10, n. 1, p.52-59, jan./jun. 2016.

GARCÍA-SUÁREZ, Mario et al. Basic life support training methods for health science students: A systematic review. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 16, n. 5, p. 768, 2019.

MAIA, Evanira Rodrigues et al. Conhecimentos em atenção pré-hospitalar e suporte básico de vida por estudantes recém-ingressos de medicina. Revista brasileira de educação médica, v. 38, p. 59-64, 2014.

MARTINS, Débora Maria Bezerra et al. Conhecimento e autoconfiança de Agentes Comunitários de Saúde sobre Primeiros Socorros e Parada cardiopulmonar. Revista Cuidarte, v. 12, n. 2, 2021.

MERCHANT, Raina M. et al. Part 1: executive summary: 2020 American Heart Association guidelines for cardiopulmonary resuscitation and emergency cardiovascular care. Circulation, v. 142, n. 16_Suppl_2, p. S337-S357, 2020.

MORAIS, Daniela Aparecida; CARVALHO, Dacle Vilma; CORREA, Allana dos Reis. Parada cardíaca extra-hospitalar: determinantes da sobrevida imediata após manobras de ressuscitação cardiopulmonar. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 22, pág. 562-568, 2014.

MORETTI, Miguel Antônio et al. Retenção das habilidades de ressuscitação cardiopulmonar nos estudantes de medicina. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 117, p. 1030-1035, 2021.APA

MOROSINI, Márcia Valéria; FONSECA, Angélica Ferreira. Os agentes comunitários na Atenção Primária à Saúde no Brasil: inventário de conquistas e desafios. Saúde em debate, v. 42, p. 261-274, 2018.

OLIVEIRA, Larayne Gallo Farias; DA SILVA, Myria Ribeiro; DA SILVA, João Luis Almeida. Treinamento em técnicas de urgência e emergência para profissionais da Estratégia de Saúde da Família: uma revisão de escopo. Revista de Casos e Consultoria, v. 13, n. 1, p. E28487-E28487, 2022.

PERKINS, Gavin D. et al. European Resuscitation Council Guidelines for Resuscitation 2015: Section 2. Adult basic life support and automated external defibrillation. Resuscitation, v. 95, p. 81-99, 2015.

PRETO, Pedro Miguel Barreira. Conhecimento sobre suporte básico de vida em estudantes do ensino superior de ciências da saúde. 2019. Tese de Doutorado. Instituto Politécnico de Braganca (Portugal).

RICCIULLI, Fábio Mauro; CASTANHEIRA, Elen Rose Lodeiro. O papel da Estratégia de Saúde da Família e Comunidade na Rede de Atenção às Urgências e Emergências. Revista de APS, v. 25, 2022.

SASSON, Comilla et al. Predictors of survival from out-of-hospital cardiac arrest: a systematic review and meta-analysis. Circulation: Cardiovascular Quality and Outcomes, v. 3, n. 1, p. 63-81, 2010.

SILVA, Leticia Hereman. Conhecimento em atendimento pré-hospitalar por educadores de uma Universidade do Sul de Santa Catarina. Enfermagem-Pedra Branca, 2020.

SOUZA, C. D. F.; ANTONELLI, B. A.; OLIVEIRA, D. J. Metodologias ativas de ensino aprendizagem na formação de profissionais da saúde. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, v. 14, n. 2, p. 659-677, 2016.

VURAL, Mutlu et al. Cardiopulmonary resuscitation knowledge among nursing students: a questionnaire study. Anatolian journal of cardiology, v. 17, n. 2, p. 140, 2017.

WAGNER, Katia Jakovljevic Pudla; MARTINS FILHO, Lourival José. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: uso, dificuldades e capacitação entre docentes de curso de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 46, 2022.

ZANESCO, Camila et al. Knowledge and security of university members of the biological sciences and health area on first aid/Conhecimento e segurança de universitários da área de ciências biológicas e da saúde sobre primeiros socorros.Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, v. 12, p. 155-161, 2020.

Publicado

29-12-2022

Como Citar

DE SOUZA SÁ, L. G., KETHELLEN NERES LIMA, J. ., PINHEIRO DA SILVA SANTOS, S., GOES TORRES, B. ., ALBUQUERQUE DUARTE, V. ., & CALAZANS DUARTE DE MENEZES, M. (2022). TREINANDO CORAÇÕES:: A EXPERIÊNCIA DA CAPACITAÇÃO EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 11(10). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14600

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.