ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO
UNIFICAÇÃO DIALÉTICA ENTRE FORMAÇÃO ACADÊMICA E TRABALHO PROFISSIONAL
Palavras-chave:
Atividade Curricular de Extensão, Educação, Serviço SocialResumo
Este texto apresenta o relato de experiência em uma Atividade Curricular de Extensão – ACE desenvolvida como uma das iniciativas pioneiras dessa modalidade de componente curricular obrigatório instituída a partir da revisão do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação da Faculdade de Serviço Social da UFAL – PPC/FSSO (vigente desde 2019). Trata-se do projeto intitulado “Serviço Social e Formação Profissional Continuada – Assessoria ao CRESS/AL na implantação da Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS-CRESS em Alagoas”, o qual ensejou a elaboração, organização e execução do Curso de Extensão “Política e Organização da Educação Básica no Brasil”, realizado de forma virtual e online durante o ensino remoto emergencial regulamentado pela Universidade, em razão das exigências do distanciamento social preventivo decorrente da pandemia do COVID-19. Os desafios e os aprendizados compartilhados pelas autoras como resultados da trajetória de implementação do projeto de ACE são resumidos aqui, com ênfase no conhecimento sobre a política de educação brasileira. Tem-se o objetivo de expor a relevante contribuição da atividade extensionista na unificação dialética entre a formação acadêmica (na graduação) e o exercício profissional (na educação permanente), em observância ao princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na relação da universidade com a sociedade em geral.
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Referências
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