ATLAS DAS A.C.E's: ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DA UFAL.

ONDE, QUANDO E COMO SÃO OFERTADAS?

Autores

  • ALEX SOUSA DE OLIVEIRA UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. http://orcid.org/0000-0002-9257-2457
  • THAÍS TELLES QUEIROZ LIRA UFAL - Universidade Federal de Alagoas.
  • DÉBORA CESAR BATISTA DE OLIVEIRA UFAL - Universidade Federal de Alagoas.
  • LAURA BEATRIZ DA SILVA MOURA CARNAÚBA UFAL - Universidade Federal de Alagoas.
  • RICHARD MAYCON OLIVEIRA DE ARAÚJO CORDEIRO. UFAL - Universidade Federal de Alagoas.
  • KARINY VICTÓRIA MARINHO SOARES UFAL - Universidade Federal de Alagoas.
  • TALITA DE SOUZA LINS UFAL - Universidade Federal de Alagoas.

Palavras-chave:

Currículo. Extensão. Informação., A.C.E's.

Resumo

 “Atlas das A.C.E’s” é um produto científico, resultado de uma das diversas ações do projeto  “Extensão na Agenda”, uma atividade extensionista vinculada ao Programa Integralizador de Extensão (PIEX), da Pró-Reitoria de Extensão, da Universidade Federal de Alagoas/UFAL, ano 2022.

Trata-se de um catálogo que apresenta, de forma sintética e didática, como estão distribuídas as Atividades Curriculares de Extensão (A.C.E’s) ao longo das matrizes curriculares de cada graduação da UFAL que já encerraram, formalmente, o processo de inserção da Extensão enquanto componente curricular obrigatório nos Cursos como reza a meta nº 12.7 do Plano Nacional de Educação (PNE) vigente (2014-2024).

Semanticamente, o vocábulo “atlas” significa uma publicação formada por uma coleção de mapas ou de cartas geográficas. A presença desta palavra no título deste produto introduz, de forma indireta, o principal objetivo desta produção: servir como um “localizador” a nortear e permitir mapear onde estão, como e quando são ofertadas, ao longo dos períodos/semestres acadêmicos da UFAL, as A.C.Es já inseridas na forma de componente curricular obrigatório.

Por meio da Resolução Nº 04/2018/CONSUNI/UFAL, a Universidade normatizou meios didáticos e pedagógicos norteadores para o processo de inserção das A.C.E’s. Conforme a referida resolução, são consideradas atividades extensionistas a serem ofertadas na forma de A.C.E projetos, cursos, eventos e produtos vinculados a, pelos menos, um programa de extensão, de acordo com o desenho didático pedagógico definido em cada no projeto pedagógico de curso (PPC) de cada graduação.

Esta é a primeira versão do “Atlas das A.C.E’s”. Na medida em que novas informações forem acrescidas não somente ao processo de inserção das A.C.E’s, no âmbito da UFAL, como também de sua implantação, novas versões deste produto serão publicadas.

 Convidamos a todas as pessoas interessadas no objeto desta produção a se sentirem à vontade em manuseá-lo! E ter este “atlas” como um mapa para ilustrar como são dadas as A.C.E’s na Universidade Federal de Alagoas, desde o início de seu processo de inserção, ano 2018.

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Biografia do Autor

ALEX SOUSA DE OLIVEIRA, UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS.

Graduação em Letras - UEMA - MA

Graduado em Pedagogia - UNINTER - PR

Bacharel em Direito - ESTÁCIO DE SÁ - AL.

Mestrado em Educação - UCDB - MS.

Mestrando em Sociologia Juridica - UNLP - ARG. 

Doutorado em Ciências da Educação - UTIC - ASU - PY

Técnico em Assuntos Educacionais - TAE.

Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

THAÍS TELLES QUEIROZ LIRA, UFAL - Universidade Federal de Alagoas.

Técnica em Assuntos Educacionais - UFAL.

Mestre em  Propriedade Intelectual - UFAL.

DÉBORA CESAR BATISTA DE OLIVEIRA, UFAL - Universidade Federal de Alagoas.

Estudante de graduação da Faculdade de Serviço Social da UFAL.

LAURA BEATRIZ DA SILVA MOURA CARNAÚBA, UFAL - Universidade Federal de Alagoas.

Estudante de Biblioteconomia/UFAL.

RICHARD MAYCON OLIVEIRA DE ARAÚJO CORDEIRO., UFAL - Universidade Federal de Alagoas.

Estudante do curso de Jornalismo/UFAL.

KARINY VICTÓRIA MARINHO SOARES, UFAL - Universidade Federal de Alagoas.

Estudante do curso de Jornalismo/UFAL.

TALITA DE SOUZA LINS, UFAL - Universidade Federal de Alagoas.

Estudante do curso de Letras/UFAL.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

FORPROEX. Fórum De Pró-Reitores De Extensão Das Instituições De Educação Superior Públicas Brasileiras.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei no 13.005/201 que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Projetos Pedagógicos. Disponível em: https://ufal.br/estudante/graduacao/projetos-pedagogicos Acesso em: Novembro de 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO. Dispõe sobre os procedimentos para implantação da extensão como componente curricular obrigatório nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação da Ufal. INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEX N° 01/2021 DE 09 DE ABRIL DE 2021. Disponível em: https://ufal.br/estudante/graduacao/coordenacoes/instrucoes-normativas/proex-

-2021.pdf/view

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Secretaria Executiva dos Conselhos Superiores - SECS/UFAL. Regulamenta as ações de extensão como componente curricular obrigatório nos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de graduação da UFAL. RESOLUÇÃO N° 04/2018/CONSUNI/UFAL, 19 de fevereiro de 2018. Disponível em: https://ufal.br/ufal/extensao/documentos/rco-n-04-de-19-02-2018.pdf/view

Publicado

29-12-2022

Como Citar

DE OLIVEIRA, A. S., LIRA, T. T. Q., DE OLIVEIRA, D. C. B., CARNAÚBA, L. B. D. S. M., CORDEIRO., R. M. O. D. A., SOARES, K. V. M., & LINS, T. D. S. . (2022). ATLAS DAS A.C.E’s: ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DA UFAL. : ONDE, QUANDO E COMO SÃO OFERTADAS?. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 11(10). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14787

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