Em telas

conexões entre direito, ensino e internet através da extensão

Autores

  • Diego Casemiro Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Cristina Pazó Universidade Federal do Sul da Bahia

Palavras-chave:

Trabalho em rede, Grade curricular, Diretrizes Curriculares Nacionais

Resumo

A partir da experiência do projeto extensionista “Laboratório Digital Direito em Perspectiva”, do Grupo de Pesquisa em Direito das Relações Privadas, da Universidade Federal do Sul da Bahia, objetivamos, nesse relato de experiências, discutir o ensino do Direito na formação jurídica. Para isso, buscamos explicar as motivações que orientaram a construção do Laboratório, na medida em que apresentamos a organização das lives em um canal do Youtube. Também apresentamos os alcances das transmissões e o perfil do público telespectador, além de discutirmos o como e o porquê desse projeto de extensão poder ser caracterizado como referência ao ensino do Direito contemporâneo. Fazendo isso, mobilizamos nossa discussão por uma abordagem crítica (e implícita) dos conceitos teóricos de currículo, formação e aprendizagem na seara jurídica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Casemiro, Universidade Federal do Sul da Bahia

Graduando em Direito pela Universidade Federal do   Sul   da   Bahia.   Membro do Grupo de Pesquisa em Direito das Relações Privadas (DIVA/CNPq).

Cristina Pazó, Universidade Federal do Sul da Bahia

Professora de Direito da Universidade Federal do Sul da Bahia.  Líder  do DIVA/CNPq. Graduada (UFES), Mestra (UFSC) e Doutora em Direito (UGF).

Referências

BERTASO, João Martins. “MAL-ESTARES” NO DIREITO (II). Revista Direitos Culturais, v. 1, n. 1, p. 107-136, 2006.

CASEMIRO, Diego M. F.; PAZÓ, Cristina G. ; CASTRO, Jade A. A experiência do laboratório digital Direito em Perspectiva: razões, estrutura e funcionamento. Porto Seguro: Editora da Universidade Federal do Sul da Bahia, 2022.

DIAS, Renato Duro. Extensão universitária nos cursos de Graduação em Direito. REVISTA QUAESTIO IURIS, v. 14, n. 01, p. 21-39, 2021.

LAZARETTI, Isadora K.; OLSSON, Giovanni. A transformação da educação jurídica no século XXI: A formação das competências profissionais dos operadores do direito. Revista de Pesquisa e Educação Jurídica, v. 5, n. 2, p. 72-94, 2019.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução nº 5, de 18 de dezembro de 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2018-pdf/104111-rces005-18/file. Acesso em 10 de fevereiro de 2023.

PAPALIA, Franceli Bianquin Grigoletto; LOPES, Carina Deolinda Da Silva. Educação jurídica e currículo: Um olhar sobre a interdisciplinaridade. Revista de Pesquisa e Educação Jurídica, v. 7, n. 2, p. 92-106, 2022.

RODRIGUES, Horácio Wanderlei. Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Direito: uma leitura crítica da proposta apresentada pelo CNE, em julho de 2017, no XXVI Encontro Nacional do CONPEDI. Direito, democracia, desenvolvimento e sustentabilidade. Coleção: Justiça, democracia e sustentabilidade, v. 3, 2017.

STANGHERLIN, Camila Silveira; SPENGLER, Fabiana Marion; SCHAEFER, Rafaela Matos Peixoto. O ensino jurídico ressignificado: as atividades acadêmicas de extensão como mecanismos de acesso à justiça qualitativa. Revista Pesquisa e Educação Jurídica, v. 6, n. 2, p. 01-19, 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA. Plano Orientador Institucional e Político-Pedagógico da Universidade Federal do Sul da Bahia. Itabuna, Porto Seguro, Teixeira de Freitas: UFSB; 2014.

Publicado

19-06-2023

Como Citar

Márcio Ferreira Casemiro, D., & Grobério Pazó, C. (2023). Em telas: conexões entre direito, ensino e internet através da extensão. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 12(13). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15147

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Artigos Semelhantes

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.