PODEM AS GROTAS NARRAR HISTÓRIAS DA CIDADE?
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM "GROTAS" DE ALAGOAS.
Palavras-chave:
Educação Popular;, Alfabetização;, Construção de Narrativas;, Cidadania.Resumo
O presente projeto surge a partir do contexto de outro projeto intitulado “A Universidade Encontra a Periferia” que possibilitou a interlocução entre diversos personagens políticos, religiosos, culturais com atuações nas periferias urbanas de Maceió em 2017 e professores e estudantes da UFAL. Um desses personagens foi o Pastor Vando que coordenava um trabalho social na Grota da Alegria, através da ONG CEPEC vinculado a um Ministério da Igreja Batista do Pinheiro na Grota da Alegria. No mesmo ano, surge a oportunidade de conduzir uma pesquisa de campo na Grota da Alegria a fim de conhecer as demandas e necessidades dos moradores possibilitando, dessa forma, construir interlocução com moradores da grota. Assim, gradualmente, a rede de contatos na comunidade foi aumentando, aproximando outras lideranças locais que atuavam em diversas áreas com a universidade. Nesse sentido foi que, pouco a pouco, preparou-se o terreno para a construção de um projeto que alia a alfabetização e narrativas audiovisuais. A ideia é que as próprias crianças e adolescentes possam narrar as histórias de seus lugares, propondo narrativas alternativas às encontradas na TV e internet, que diminuem o valor humano dos mais pobres e dos mais racialmente marcados nas Grotas de Maceió. O projeto conta com a participação de estudantes da Universidade, tanto do mestrado quanto da graduação, com o intuito de atuarem como educadores.
Downloads
Referências
LUNA, Lenilda. Universidade de portas abertas para a periferia é a proposta do debate organizado pelo ICS e Focus Consultoria. UFAL, Maceió, 21 de maio de 2022. Disponível em: <https://ufal.br/ufal/noticias/2016/5/universidade-de-portas-abertas-para-a-periferia-e-a-proposta-do-debate-organizado-pelo-ics-e-focus-consultoria>
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.