TECNOLOGIAS DIGITAIS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGOS ENTRE PESQUISA E EXTENSÃO
DIGITAL TECHNOLOGIES IN THE NATIONAL COMMON CURRICULAR BASE FOR EARLY CHILDHOOD EDUCATION: DIALOGUES BETWEEN RESEARCH AND EXTENSION
Palavras-chave:
Formação de professores, bncc, educação infantil, TecnologiaResumo
O objetivo deste artigo é analisar como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil aborda os aspectos relacionados à utilização das tecnologias digitais no contexto de creches e pré-escolas. O estudo foi realizado com base em uma pesquisa bibliográfica, dialogando com os principais autores da área da Educação Infantil, como Vitoria (2016) e Barbosa et al. (2016). Observa-se que a BNCC não aprofunda a discussão sobre as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na Educação Infantil, especialmente no que se refere às especificidades dessa etapa educativa, já que o tema é tratado no âmbito das “competências gerais”. Embora o direito de "explorar" mencionado na BNCC possa ser interpretado como abrangendo os recursos tecnológicos, é essencial considerar que essa exploração depende da disponibilidade de equipamentos, de investimentos na formação docente e de um debate mais amplo sobre os possíveis riscos e benefícios que as tecnologias podem apresentar nos contextos e cotidianos educativos.
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