O ENSINO DE INGLÊS APROXIMANDO A LICENCIATURA E A COMUNIDADE ATRAVÉS DA EXTENSÃO CURRICULARIZADA
ENGLISH LANGUAGE TEACHING CONNECTING THE BACHELOR'S PROGRAM TO THE COMMUNITY THROUGH CURRICULUM-INTEGRATED EXTENSION
Palavras-chave:
Metodologias de ensino. Ensino de língua inglesa. Laboratório de ensino. Micropráticas de ensino. Extensão curricularizada.Resumo
Este artigo apresenta os impactos de um projeto de extensão curricularizada vinculado à disciplina de Metodologia e Laboratório de Ensino de Língua Inglesa do quarto semestre do curso de Licenciatura em Letras – Português/Inglês do campus Osório do IFRS. Considerando que a maioria dos estudantes de licenciatura não possui experiências docentes prévias, o objetivo do projeto foi proporcionar aos licenciandos experiências práticas de ensino e oferecer novas possibilidades de estudo da língua aos estudantes de uma escola pública da comunidade, por meio de parceria entre escola e docentes com a qual foi estabelecida uma parceria entre a professora formadora e duas docentes de língua inglesa. Os licenciandos desenvolveram atividades para o ensino de inglês e as ministraram nas turmas da escola parceira, no que convencionamos chamar de "microprática de ensino". Os resultados após a análise do planejamento e execução das práticas, junto aos seminários ao longo da disciplina, sugerem que as atividades do projeto de extensão curricularizada serviram como mola propulsora do potencializaram o desenvolvimento da profissionalidade dos futuros docentes (BRONCKART, 2006), pois permitiram verificar que a dimensão prática exerce um papel fundamental na constituição do futuro professor. Constatou-se que quanto mais experiências práticas forem ofertadas, melhor será a construção da profissionalidade do futuro professor. Ademais, a construção de saberes experienciais de forma intrínseca aos saberes da formação profissional (TARDIF, 2002) oportuniza aos licenciandos a articulação essencial entre teoria e prática. Em suma, a extensão curricularizada reforça o papel social de (trans)formação de novos professores capazes de reconfigurar sua prática docente.
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