CRIANÇA, FAMÍLIA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: EXPERIÊNCIA DURANTE UMA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Palavras-chave:
Projeto de extensão. Estimulação precoce. Desenvolvimento infantil.Resumo
A estimulação precoce consiste em um conjunto de ações psicomotoras que tem o propósito de desenvolver habilidades essenciais para um crescimento sadio, sendo importante na vida de qualquer criança. Assim, este estudo tem o objetivo de descrever as contribuições do projeto de extensão com as crianças, suas famílias e a comunidade. Para a descrição desta experiência tem-se como período de tempo as atividades realizadas de abril a dezembro de 2022, durante a prática do Projeto de Estimulação Precoce na Primeira Infância. Os resultados foram organizados em três eixos temáticos, que retratam a vivência no projeto e como ele reflete na vida daqueles que fazem e/ou fizeram parte das atividades. Logo, os eixos são: “A experiência de monitoria no projeto de extensão”; “Relação com crianças e comunidade” e “Integração entre voluntários de diferentes cursos”. Dessa forma, é de extrema importância a articulação da Universidade Pública aos âmbitos educacionais, através da extensão universitária, pois as atividades realizadas proporcionam o acompanhamento mais favorável dessas crianças.
Downloads
Referências
AHUN, M. N.; ABOUD, F.; WAMBOLDT, C.; YOUSAFZAI, A. K. Implementation of UNICEF and WHO's care for child development package: Lessons from a global review and key informant interviews. Frontiers in public health, v. 11, 2023. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9978394/. DOI: https://doi.org/10.3389/fpubh.2023.1140843.
BRASIL. Ministério da Saúde. Serviços e informações do Brasil. Primeira Infância. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-da-crianca/primeira-infancia#:~:text=A%20ci%C3%AAncia%20tem%20comprovado%20que%20as%20experi%C3%AAncias%20vividas,que%20o%20indiv%C3%ADduo%20desenvolva%20todo%20o%20seu%20potencial.
BRENTANI, A.V. M et al. O IMPACTO DO DESENVOLVIMENTO NA PRIMEIRA INF NCIA SOBRE A APRENDIZAGEM. Comitê científico: Núcleo Ciência pela Infância, p. 1-14, 2014. Disponível em: https://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/crianca_feliz/Treinamento_Multiplicadores_Coordenadores/IMPACTO_DESENVOLVIMENTO_PRIMEIRA%20INFaNCIA_SOBRE_APRENDIZAGEM.pdf.
CARDOSO, F. M. B. V. D.; SOUSA, M. C. M. P. Ensino de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica: importância da interdisciplinaridade na sua evolução. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v. 20, p. 352-360, 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/hcensino/article/view/44783
MUSSI, R. F. F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práx. Educ., v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000500060&lng=pt&nrm=iso.
NUNES, A. S. D.; CHAHINI, T. H. C. Percepções de profissionais da educação infantil em relação à estimulação precoce em crianças com deficiência e de risco ambiental. Rev. Interd. em Cult. e Soc., v. 3, n. 1, 2017. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7222.
OLIVEIRA, F; GOULART, P. M. Fases e faces da extensão universitária: rotas e concepções. Rev. Ciênc. Ext., v. 11, n.3, p.8-27, 2015. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1225.
ROCHA, G. F. et al. Análise retrospectiva das atividades desenvolvidas pelo grupo PET Odontologia no Vale. Revista da ABENO, v. 22, n. 2, p. 1-10, 2022. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1611.
SILVA, R. C. R. et al. DESENVOLVIMENTO INFANTIL DA CRIANÇA INSTITUCIONALIZADA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, [S. l.], p. 15, 2021. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/696
TOASSI, R. F. C.; LEWGOY, A. M. B. Práticas Integradas em Saúde I: uma experiência inovadora de integração intercurricular e interdisciplinar. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 20, n. 57, p. 449-461, 2016. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/icse/a/SSPGz43CJQKgJYZpGVkcy7F/abstract/?lang=pt
TOMORI, I. H. M.; SILVA, T. D. A importância da monitoria de extensão na formação do estudante. In: 8° Encontro de Pesquisadores Educacional em Pernambuco- epePE. ed. 8, 2021. Anais VIII EPEPE. Campina Grande: Realize Editora. p. 1-6. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/epepe/2021/TRABALHO_EV167_MD3_SA108_ID1555_10102021123436.pdf. Acesso em: 10 de março de 2023.
VASCONCELOS, L. T. S. et al. Estimulação precoce multiprofissional em crianças com defasagem no desenvolvimento neuropsicomotor: revisão integrativa. Rev. Pesqui. Fisioter., v. 9, n.2, p. 284 - 292, 2019. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/fisioterapia/article/view/2302
VIEIRA, A. C. S. et al. O desenvolvimento infantil e a estimulação precoce na primeira infância. In: VIEIRA, A. C. S.; RAIMUNDO, A. C. L.; SILVA, R. C. R. Estimulação precoce na primeira infância: reflexões e experiências. Campo Grande: Editora Inovar, 2019. Disponível em: https://a3ca205532.clvaw-cdnwnd.com/b4c507535f46fd7d47cfc7cf7289a6dd/200000218-a6b82a6b84/Livro%20ESTIMULA%C3%87%C3%83O%20PRECOCE%20NA%20PRIMEIRA%20INF%C3%82NCIA.pdf?ph=a3ca205532#:~:text=Na%20obra%20%E2%80%9CEstimula%C3%A7%C3%A3o%20precoce%20na,da%20sa%C3%BAde%20e%20educa%C3%A7%C3%A3o%2C%20estudantes%2C. p. 15 - 34.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.