SIMULAÇÕES DE CONSULTAS EM LABORATÓRIOS DE MONITORIA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Claude Marise dos Santos Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Carla Eduarda Silva da Fonseca Universidade Federal de Alagoas
  • Julye Larisse Lemos Melo Universidade Federal de Alagoas
  • Renise Bastos Farias Dias Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Saúde da Criança e do Adolescente, Monitoria, Processo ensino-aprendizagem.

Resumo

A monitoria é uma modalidade que fomenta a formação do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, constituindo importante instrumento para a melhoria do ensino de graduação. Este trabalho objetiva relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem sobre a utilização de simulações realísticas em laboratórios de monitoria. Trata-se de um estudo descritivo e qualitativo do tipo relato de experiência acerca da vivência das monitoras do módulo de Saúde da Criança e do Adolescente por meio da utilização de casos clínicos elaborados para simulação de consultas. A utilização de casos clínicos e a simulação realística colaboraram para o desenvolvimento de habilidades técnicas, fortalecimento do raciocínio clínico, desenvolvimento de habilidades para realização do Processo de Enfermagem, além de melhora na capacidade de comunicação com o paciente e a família. Logo, a estratégia fomentou o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o horizontal, colocando o discente como centro desse.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claude Marise dos Santos Silva, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas

Carla Eduarda Silva da Fonseca, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas

Julye Larisse Lemos Melo, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas

Renise Bastos Farias Dias, Universidade Federal de Alagoas

Docente do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas

Referências

FARIA, Bárbara Caroline Dias. AMARAL, Clésio Gontijo do. O uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem em pediatria: uma revisão narrativa. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, p. 076. 2021.

FARIA, Joelma P. A monitoria como prática colaborativa na universidade. Dissertação de mestrado (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2003.

MATOSO, Leonardo Magela Lopes. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Rev. Catussuba: Mossoró, v. 3, n. 2, p. 77- 83, 2014. Disponível em: https://repositorio.unp.br/index.php/catussaba/article/view/567. Acesso em: 26 jan. 2023.

Publicado

09-08-2023

Como Citar

dos Santos Silva, C. M., Silva da Fonseca, C. E. ., Lemos Melo, J. L. ., & Bastos Farias Dias, R. . (2023). SIMULAÇÕES DE CONSULTAS EM LABORATÓRIOS DE MONITORIA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 12(14). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15320

Artigos Semelhantes

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.