O USO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE NO RASTREIO AS MORBIDADES EM POPULAÇÕES VULNERÁVEIS NO AGRESTE ALAGOANO
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Este estudo tem por objetivo relatar a experiência desenvolvida através do programa PET-Saúde Gestão e Assistência – GT5: Promovendo Saúde e Conhecendo o Território - no rastreio às morbidades em populações vulneráveis no agreste alagoano, por meio das tecnologias em saúde. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência acerca das ações realizadas pelo programa PET Saúde em parceria com órgãos públicos de Arapiraca/AL. As ações foram realizadas no Centro POP e em uma Unidade Básica de Saúde que atende a comunidade quilombola. Por meio das tecnologias leves, leve-duras e duras, foram realizadas ações direcionadas à promoção de saúde e prevenção de agravos, possibilitando o rastreamento de doenças como Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial Sistêmica e infecções sexualmente transmissíveis. As experiências vivenciadas possibilitaram aos estudantes o oferecimento de um cuidado qualificado por meio das tecnologias em saúde às populações vulnerabilizadas, evidenciando as dificuldades no acesso destes grupos aos serviços de saúde.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde da População em Situação de Rua. Brasília, 2014.
COELHO, Márcia Oliveira; JORGE, Maria Salete Bessa. Tecnologia das relações como dispositivo do atendimento humanizado na atenção básica à saúde na perspectiva do acesso, do acolhimento e do vínculo. Ciência & Saúde Coletiva, v. 14, p. 1523-1531, 2009.
MERHY, Emerson Elias. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. In: Saúde: a cartografia do trabalho vivo. 2005. p. 189-189.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.