ATUAÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE NA ANSIEDADE E NA DEPRESSÃO

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • ISABELLA ELIZIARIO DA SILVA NOBRE UFAL
  • Carlos Eduardo Leonel dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • Hapitaglo Hapitaglo Rian da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • Helen Rodrigues Da Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • José Carlos dos Santos Valentim UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • Raquel de Lima Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde; Saúde Mental; Agentes Comunitários de Saúde;

Resumo

A saúde mental é um tema global discutido pela sua importância nos processos de adoecimento e de melhora de enfermidades. Destarte, nota-se a necessidade de frisar que a realidade nas unidades de Atenção Básica relaciona-se com usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que têm nos ACS a primeira ponte com o médico e com as questões de saúde física e mental. Assim, o presente artigo busca relatar a experiência de estudantes que realizaram uma capacitação com os ACS para que eles conseguissem mudar seus conceitos prévios acerca das temáticas de ansiedade e depressão e assim, poderem identificar os sinais e sintomas desses transtornos. Este trabalho consiste em um estudo descritivo, no qual se buscou pontuar o caminho percorrido do planejamento à execução da atividade e descrever o encontro realizado. Logo, é preciso destacar que a compreensão dos ACS é um trabalho que deve ser contínuo para assim atingir o objetivo idealizado de desconstruir a ignorância e o preconceito enraizados.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde: PNPS: Anexo I da Portaria de Consolidação nº 2, de 28 de setembro de 2017, que consolida as normas sobre as políticas nacionais de saúde do SUS/ Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2018.

BRITO, Valéria Cristina de Albuquerque et al. Prevalência de depressão autorreferida no Brasil: Pesquisa Nacional de Saúde 2019 e 2013. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 31, 2022.

CASTILLO, Ana Regina GL et al. Transtornos de ansiedade. Brazilian Journal of Psychiatry, v. 22, p. 20-23, 2000.

DEL PORTO, José Alberto. Conceito e diagnóstico. Brazilian Journal of Psychiatry, v. 21, p. 06-11, 1999.

FALKENBERG, Mirian Benites et al. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência & saúde coletiva, v. 19, p. 847-852, 2014.

Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria n° 2.436, 21 de setembro de 2017. Brasília, 2017.

MINISTÉRIO DA SAÚDE (Brasil). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde mental. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 176 p. (Cadernos de Atenção Básica, n. 34).

MIRANDA, Debora Marques de; VALLADA, Homer; ROMANO-SILVA, Marcos Aurélio. Aspectos Genéticos em Psiquiatria. In: NARDI, Antônio Egidio et al. Tratado de Psiquiatria: da Associação Brasileirade Psiquiatria. Porto Alegre: Artmed, 2022.

Publicado

09-08-2023

Como Citar

ELIZIARIO DA SILVA NOBRE, I., Eduardo Leonel dos Santos, C. ., Hapitaglo Rian da Silva, H. ., Rodrigues Da Rocha, H. ., Carlos dos Santos Valentim, J. ., & de Lima Santos, R. . (2023). ATUAÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE NA ANSIEDADE E NA DEPRESSÃO : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 12(14). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15370

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.