ORIENTAÇÕES SOBRE PLATAFORMAS DE REDE SOCIAL PARA ADOLESCENTES EM SANTANA DO IPANEMA-AL

GUIDELINES ON SOCIAL NETWORK PLATFORMS FOR ADOLESCENTS IN THE CITY OF SANTANA DO IPANEMA-AL-BRAZIL

Autores

  • Anderson David Gomes dos Santos Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Eduardo Jorge Lims Alexandre Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Maria José Pereira Aquino Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Francisco Gabriel Rodrigues de Sousa Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Palavras-chave:

Extensão; Podcast; mídias sociais; educomunicação.

Resumo

Este resumo tem como objetivo apresentar os resultados do projeto de extensão “Orientações sobre cuidados com o uso de plataformas de rede social por crianças e adolescentes”, desenvolvido no segundo semestre de 2022, ocorrido a partir de palestras em turmas do Ensino Médio do campus Santana do Ipanema do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e da gravação de podcasts. Buscou-se orientar e conscientizar o público-alvo sobre o uso de plataformas de rede social, considerando sua maior vulnerabilidade, ao mesmo tempo em que é mais fácil reverter, no processo de formação, determinados problemas. Tomou-se como base para abordagem metodológica o entendimento de "aprendizagem conectada" apresentado por Guzzi (2015) e o pensamento de Freire (1996) sobre a partir das experiências estudantis. A partir dos resultados em aula, apresentamos os temas e avaliamos o projeto na segunda temporada do podcast "EDUC-E - Educação, Desenvolvimento, Economia e Comunicação para uso de mídias sociais".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson David Gomes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Professor da Unidade Educacional Santana do Ipanema da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), diretor de Relações Internacionais da Socicom (Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas da Comunicação e coordenador do Grupo de Trabalho de Economia Política das Comunicações da ALAIC (Associação Latino-Americana de Investigadores em Comunicação). Doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Crítica da Economia Política da Comunicação (Cepcom/UFAL) e pesquisador da Rede Nordestina de Estudos em Mídia e Esporte (ReNEme).

Eduardo Jorge Lims Alexandre, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Estudante de graduação em Ciências Econômicas da Unidade Educacional Santana do Ipanema/Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas. Foi colaborador do projeto de extensão “Orientações sobre cuidados com o uso de plataformas de rede social por crianças e adolescentes” (Profaex/UFAL-2022).

Maria José Pereira Aquino, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Estudante de graduação em Ciências Contábeis da Unidade Educacional Santana do Ipanema/Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas. Foi colaboradora do projeto de extensão “Orientações sobre cuidados com o uso de plataformas de rede social por crianças e adolescentes” (Profaex/UFAL-2022).

Francisco Gabriel Rodrigues de Sousa, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Estudante de graduação em Ciências Econômicas da Unidade Educacional Santana do Ipanema/Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas. Foi bolsista do projeto de extensão “Orientações sobre cuidados com o uso de plataformas de rede social por crianças e adolescentes” (Profaex/UFAL-2022).

Referências

FANTIN, M. “Nativos e imigrantes digitais” em questão: crianças e competências midiáticas na escola. Passagens, Fortaleza, v. 7, n. 1, p. 5-26, 2016.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra: São Paulo, 1996.

FRUET, F. S. O. et al. Internetês: ameaça à ou evolução na Língua Portuguesa. Revista da Anpoll, [s/l], v. 1, n. 26, 2009. DOI: 10.18309/anp.v1i26.131.

GUZZI, D. Proibir, vigiar ou regrar o uso das redes sociais por crianças? In: BARBOSA, A. F. (Org.). Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil. Brasília: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2015. p. 47-52. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_Kids_2014_livro_eletronico.pdf. Acesso em: 5 set. 2023.

RÜDIGER, F. As redes e a armação: Da cultura do narcisismo ao fetichismo tecnológico. In: LOPES, M. I. V.; KUNSCH, M. K. Kunsch (Orgs.). Comunicação, cultura e mídias sociais. São Paulo: ECA-USP, 2015. p. 33-56.

SEIBT, T.; GEHRKE, M. Postar ou não: guia para entender e combater a desinformação. Porto Alegre: Afonte/Goethe, 2021.

Publicado

16-07-2024

Como Citar

Gomes dos Santos, A. D., Lims Alexandre, E. J., Pereira Aquino, M. J., & Rodrigues de Sousa, F. G. (2024). ORIENTAÇÕES SOBRE PLATAFORMAS DE REDE SOCIAL PARA ADOLESCENTES EM SANTANA DO IPANEMA-AL: GUIDELINES ON SOCIAL NETWORK PLATFORMS FOR ADOLESCENTS IN THE CITY OF SANTANA DO IPANEMA-AL-BRAZIL. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 13(17). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/16374

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.