A Literatura e o Cinema na Formação de Um Público Leitor
Resumo
Este projeto visa encontrar nas obras cinematográficas um mecanismo que auxilie os docentes em Literatura na sala de aula a chamar a atenção dos alunos para a importância da literatura. Além de se constituir um incentivador à leitura, pois através do cinema pretendemos despertar a curiosidade dos alunos sobre as obras literárias que foram cinematografadas. Em uma sociedade que oferece pouco ou quase nenhum incentivo a leitura, objetiva-se gerar jovens habituados a ler, algo fundamental para o desenvolvimento da formação e consciência críticas. Além de fazermos uma análise crítica através da observação detalhada dos textos literários adaptados para o cinema, pretendemos também observar minuciosamente aspectos referentes ao que diz respeito ao enredo (situação inicial, desenvolvimento, clímax e desfecho), estrutura da narrativa (ação principal, ação secundaria), sequência (encadeamento, encaixe e alternância), construção de personagens (protagonistas, antagonistas, secundários e figurantes), composição (modelada, plana/desenhada, personagem-tipo e coletiva), construção do ambiente e do espaço (físico, social e psicológico), do tempo (cronológico, histórico, psicológico, do discurso), caracterização (autocaracterização, heterocaracterização e indireta), narrador (participação: heterodiegético, autodiegético e homodiegético; focalização: onisciente, interna, externa, neutra, restritiva e interventiva), sucessão e integração e totalidade de significação, para encontrar um ponto de equilíbrio, e os mecanismos que são e/ou possam chegar a ser utilizados dentro da junção do cinema e literatura.